Já está atualizado no portal eletrônico da Associação Comercial e de Inovação de Marília, a modificação no calendário de funcionamento especial das lojas do comércio de Marília, quanto ao novo feriado estadual incluído recentemente no mês de novembro, o “Dia da Consciência Negra”, celebrado no Estado de São Paulo, sempre no dia 20 de novembro, que este ano será numa segunda-feira, em que as lojas terão que fechar para o cumprimento da lei estadual.

“Essa data não fazia parte e tivemos que incluir para o controle de comerciantes, comerciários e consumidores”, disse o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, ao indicar o portal da entidade para as devidas consultas.

Serão três feriados em dias úteis no mês de novembro:

  • 02 de novembro, quinta-feira (Finados);
  • 15 de novembro, quarta-feira (Proclamação da República)
  • 20 de novembro, segunda-feira (Consciência Negra).

De acordo com Gomes, o mês de novembro passou a ser o mês com mais feriados obrigatórios, com três deles. “E num período complicado para o varejo que tem nos meses de outubro, novembro e dezembro o melhor trimestre do ano para as vendas”, falou o apontar os feriados prolongados como uma dificuldade para as vendas em geral.
 
“Sem contar a campanha da “Black Friday” que ficou prejudicada com mais este feriado”, lamentou ao sugerir o cumprimento da lei com o fechamento das lojas, por ser um feriado estadual, mas que em breve poderá se tornar federal, em razão de que o Senado Federal já aprovou lei semelhante de âmbito nacional, aguardando a promulgação presidencial.

Para os comerciantes com interesse em abrirem as lojas no feriado do dia 20 de novembro, José Augusto Gomes explica que isso é possível desde que o empresário respeite a Convenção Coletiva de Trabalho com os devidos pagamentos legais. “Abrir qualquer um pode abrir”, anunciou.

“Mas quem abrir tem que respeitar a convenção combinada entre os sindicados patronal e dos trabalhadores no comércio”, explicou o superintendente da associação comercial de Marília ao colocar o setor jurídico da entidade à disposição de qualquer comerciante que queira informações a respeito. “Esse feriado foi uma surpresa geral, ninguém esperava, e muita gente foi pega de surpresa”, comentou o dirigente ao incluir-se entre os surpreso.

“Nem nós da associação comercial esperávamos, e pelo visto nem outros dirigentes de associações no estado todo”, frisou ao comentar a situação com outros dirigentes que compõem a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. “Parece que a classe empreendedora de São Paulo não foi ouvida sobre este feriado”, opinou José Augusto Gomes.

Visando uma melhor organização para as vendas no fim do ano, com as campanhas da “Black Friday” e do Natal, o superintendente da associação comercial sugere utilizar o calendário do horário de funcionamento especial das lojas de Marília já disponível no portal eletrônico, através do endereço virtual: www.acim.org.br para as devidas combinações.

“Ali já estão marcados os dias em que as lojas abrirão de forma especial nos meses de novembro e dezembro, de acordo com o que foi decidido em assembleia”, esclareceu José Augusto Gomes ao colocar-se à disposição para qualquer esclarecimento neste sentido.
 

“Reclamar, agora não adianta, e sim precisaremos nos adequar a esta situação nova”, disse ao receber inúmeras reclamações sobre o feriado inusitado.

 
Participe da comunidade Fala Marília no WhatsApp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscrevahttps://chat.whatsapp.com/I9wqNuzU9BeBfb6h7vh96i

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *