Pacientes começam a ser atendidos com agilidade pelo Programa Ganha Tempo da Saúde partir de sexta-fera (24)

Por Fala Marília

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, lançou hoje (21), no Teatro Municipal de Marília, o programa “Ganha Tempo da Saúde/Zera Fila”, uma iniciativa destinada a reduzir o expressivo número de solicitações de consultas, exames e cirurgias que aguardavam há anos na fila de espera.

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Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, antes do início do programa, a situação era crítica: aproximadamente 10.200 pessoas esperavam atendimento em ortopedia; 10.300 estavam na fila para oftalmologia; 5.300 aguardavam por otorrinolaringologia; 5.100 por neurologia; 13.500 por exames de raio-X, além de mais de 9.000 pedidos para ultrassom.

O programa começou priorizando especialidades essenciais, como ortopedia, otorrinolaringologia, próteses dentárias, exames de raio-X e ultrassom, além de cirurgias de hérnia e vesícula e densitometria óssea.

Durante o lançamento, o prefeito Vinicius Camarinha destacou a gravidade da situação e a urgência em atender às necessidades da população. “Autorizamos um investimento de R$ 9 milhões em serviços de saúde para tirar o nosso povo desse sofrimento desumano, imposto por anos sem atendimento médico adequado. É inadmissível que idosos e crianças passem anos na fila sem especialistas, sem exames ou cirurgias. Isso é a maior dor que testemunhei em 45 anos de vida pública”, afirmou.

O prefeito também garantiu que as ações seriam iniciadas imediatamente, com a contratação de médicos, melhorias em clínicas e hospitais, e a execução de parcerias com a Secretaria Municipal da Saúde.

“A partir do dia 24, os pacientes começaram a ser chamados, com as especialidades sendo atendidas de forma ágil e organizada”, destacou.

A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libânio, explicou que o controle do programa será rigorosamente gerido pela Secretaria em parceria com os prestadores de serviços.

“Cada procedimento será realizado de forma célere e direcionada, sem que o paciente precise esperar meses para exames ou cirurgias. Vamos garantir que as demandas sejam atendidas com agilidade e eficiência”, finalizou.

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