Por que precisamos falar sobre saúde mental?

A campanha, criada em 2014, convida a sociedade a repensar a maneira como encara a saúde mental. Assim como cuidamos do corpo, precisamos também dedicar atenção à mente, prevenindo doenças como ansiedade, depressão e outras condições que afetam o bem-estar emocional. Com o lema deste ano “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, o movimento reforça a necessidade de quebrar tabus e promover diálogos abertos sobre como cuidar da mente humana.

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

O mês de janeiro marca o início de um novo ciclo, um momento em que muitas pessoas refletem sobre suas vidas, estabelecem metas e buscam mudanças. Inspirado por esse simbolismo, o Janeiro Branco nasceu como uma campanha voltada para a conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional. Neste contexto, o GEP – Grupo de Estudos Psicanalíticos de Marília e Região tem desempenhado um papel fundamental ao promover reflexões, debates e apoio para quem busca compreender e cuidar melhor de suas emoções.

O GEP – Grupo de Estudos Psicanalíticos de Marília e Região é uma organização dedicada ao estudo e à aplicação prática da psicanálise, e neste mês vêm trazendo conteúdos mais aprofundados sobre o tema com o intuito de aguçar à população a pensar nos cuidados psíquicos.

De acordo com a especialista do GEP, Cássia Assef, a psicanálise oferece uma abordagem profunda para entender as raízes das dificuldades emocionais. “O trabalho psicanalítico não se trata apenas de aliviar sintomas, mas de buscar compreender os conflitos internos e promover transformações reais na vida das pessoas”, explica a psicanalista.

Além disso, o GEP também enfatiza o papel da comunidade como suporte essencial para quem enfrenta dificuldades emocionais. “Escutar sem julgamento é um dos maiores atos de acolhimento que podemos oferecer uns aos outros”, reforça o grupo.

“O Janeiro Branco nos lembra que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. Precisamos fortalecer a cultura que valorize o bem-estar emocional, e entender que saúde mental é um cuidado diário para quem quer construir um futuro equilibrado e saudável”, explica a presidente do GEP, Cibele Brandão.

Para mais informações sobre as atividades do GEP, acompanhe as redes sociais do grupo @gepmariliaeregiao ou entre em contato pelo whats 14 – 99614-6782.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *