Nota explicou cenário de risco de movimentos de massa e orientou a população a evitar exposição à área de risco
Os órgãos da Defesa Civil de Marília e do Estado de São Paulo utilizaram pela primeira vez em Marília nesta quinta-feira, dia 26 de dezembro de 2024, uma importante ferramenta de alerta e prevenção denominada ‘cell broadcast’. A transmissão via celular consiste num método de envio simultâneo de mensagens para vários usuários de uma área definida.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
De acordo com as informações do coordenador da Defesa Civil em Marília, Adilson Simão, assim que a central de informações identificou o risco de movimentos de massa os dois órgãos, em decisão conjunta, providenciaram o disparo com orientações e instruções de segurança aos celulares de Marília e região.
“Até então a situação vinha sendo classificada como moderada, contudo a partir de novo relatório do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – que detectou cenário de risco geológico alto, destacando o potencial de deslizamentos devido às condições meteorológicas desfavoráveis e ao acúmulo de chuvas na região de Marília – decidimos adotar o sistema ‘cell broadcast’”, comunicou.
Os alertas começaram a chegar aos celulares depois das 21 horas com instruções claras e objetivas, ressaltando a situação de alerta e que as informações oficialmente vinham da Defesa Civil. ‘Chuvas fortes persistem em Marília com risco alto para deslizamentos nas áreas de risco. Mantenha-se em local seguro’, instruiu o comunicado. A Prefeitura Municipal de Marília e a Defesa Civil possuem um plano de contingência emergencial que pode ser acionado a qualquer momento em caso de risco. Da mesma forma, o Município está conectado com a Defesa Civil do Estado de São Paulo. Este mesmo sistema, o ‘cell broadcast’, foi utilizado em outras regiões do Estado, inclusive no Litoral, e resultou em prevenções.
Com relação à chuva noturna de quinta-feira, dia 26, além da avaliação do risco geológico, foram identificados pontos de instabilidade com chuvas intensas que se deslocaram para Marília. O ‘cell broadcast’ acionado pela primeira vez em Marília desde que o sistema foi implantado pelo atual Governo do Estado de São Paulo teve como objetivo orientar as pessoas da cidade a reduzir exposição à área de risco e ampliar a segurança da população.
Cadastro de celular na Defesa Civil
Para receber estes e outros alertas da Defesa Civil em seu celular é muito fácil e prático. Basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199. A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro e a partir deste momento você passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.
Conforme a Defesa Civil em Marília a chuva de quinta-feira provocou pontos de alagamento nas avenidas Santo Antônio, Tiradentes e Jóquei Clube. Equipes seguem monitorando a cidade, com o apoio de servidores da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília). Houve o registro de queda de uma árvore no interior de uma escola e o viaduto da rua Almirante Tamandaré, no Alto Cafezal, continua interditado e passou por avaliação do setor de engenharia de Obras.
A chuva também provocou atraso na coleta de lixo em setores de Marília e os trabalhos, que foram comprometidos na noite de quinta-feira, tiveram que ser retomados na manhã desta sexta-feira, dia 27. Expectativa da Secretaria Municipal de Limpeza Pública e é normalizar a coleta nestas áreas dentro das próximas horas.