Parceria de 30 meses visa capacitar artesãos rurais, fomentar a formalização e valorizar a cultura tradicional paulista
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar-SP) assinaram, na última sexta-feira (6), um convênio de cooperação técnica com o intuito de promover o empreendedorismo e o desenvolvimento de atividades ligadas ao artesanato nas áreas rurais do estado. A cerimônia ocorreu durante o Encontro de Lideranças do Agro Paulista, realizado em Jaguariúna, com a presença de presidentes de sindicatos rurais, autoridades e representantes das instituições envolvidas.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Mariana Rodrigues da Silva, coordenadora de operações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, representou o secretário Jorge Luiz Lima na assinatura do contrato. Tirso Meirelles, presidente da Faesp, e Mário Biral, superintendente do Senar-SP, assinaram pelo Sistema Faesp/Senar-SP, com a presença do secretário de Turismo paulista Roberto de Lucena.
A parceria terá uma duração de 30 meses e estabelecerá uma trilha formativa e empreendedora para os participantes dos cursos de artesanato que desejarem seguir a carreira de artesãos, com fluxos de trabalho definidos entre o SENAR-SP e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.
Por meio dessas ações conjuntas, as instituições se comprometem a qualificar redes locais de gestão do artesanato e a produzir conteúdo informativo, fortalecendo a economia criativa. Além disso, o convênio visa ampliar a participação de artesãos em feiras e exposições, fortalecendo as expressões culturais do interior paulista. Também está prevista a capacitação de instrutores sobre a base conceitual do artesanato brasileiro, políticas de geração de renda e inclusão produtiva.
Um dos principais destaques do tratado é a emissão da carteira do artesão, que contará com o apoio dos sindicatos rurais. A meta é capacitar um representante por sindicato para auxiliar na formalização dos artesãos e facilitar o acesso a programas de qualificação e participação em eventos organizados pela Superintendência do Trabalho Artesanal das Comunidades (Sutaco).
“Esse convênio marca um importante passo para unir esforços entre o Estado e o Sistema Faesp/Senar-SP em prol do desenvolvimento do artesanato rural e da valorização da nossa cultura tradicional. Por meio da capacitação e da formalização, buscamos criar um ambiente mais competitivo e inclusivo para os artesãos paulistas,” destacou Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar-SP.