A Secretaria Municipal de Saúde de Marília, em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, confirmou nesta segunda-feira (9) o sétimo óbito por tuberculose no município em 2024. O caso envolve um homem de 64 anos com histórico de uso de drogas ilícitas, alcoolismo e tabagismo, que estava internado desde 18 de setembro e faleceu em 13 de outubro.
Diante desse cenário, a Prefeitura reforça a importância da prevenção e do tratamento precoce da doença, que tem cura quando devidamente acompanhada. Os moradores que apresentarem sintomas como tosse persistente por mais de 15 dias, emagrecimento, suor noturno, sangramento ao tossir ou qualquer um desses sinais devem procurar as unidades básicas de saúde ou o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), localizado na Rua Sete de Setembro, nº 716.
Mesmo sem a presença de todos os sintomas, é essencial realizar os exames necessários. Caso o diagnóstico de tuberculose seja confirmado, o tratamento é oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde, incluindo a medicação necessária.
A Prefeitura reforça o compromisso de combater a doença e disponibiliza estrutura adequada para atendimento e prevenção, visando reduzir os casos e evitar novos óbitos. A participação da comunidade, com a busca por atendimento médico ao menor sinal de alerta, é fundamental nesse processo.