Uma pesquisa realizada pela consultoria Indique Uma Preta apontou que apenas 7% dos profissionais negros entrevistados ocupam um cargo de liderança
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Indique Uma Preta, apenas 7% dos profissionais negros entrevistados ocupam um cargo de liderança. Essa estatística evidencia os desafios que ainda ocorrem no mercado de trabalho para alcançar a diversidade racial nas empresas, ainda mais em cargos executivos.
📲 Participe do canal Fala Marilia: https://whatsapp.com/channel/0029VaJYnfo5Ejy6xwaEJm2y
No entanto, a trajetória de uma liderança do Fretadão, startup de tecnologia para o transporte corporativo, traz renovação e esperança para celebrar o Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro.
Aos 28 anos, Igor Menezes teve a oportunidade de crescer junto com a empresa. Pós-graduado em Engenharia de Produção pela UNICSUL e graduado em Logística pela FATEC Guarulhos, ele começou a trabalhar no Fretadão ainda em 2019. Aos poucos, foi subindo de cargo e hoje atua como Coordenador de Engenharia de Vendas, sendo responsável pela área que realiza a roteirização, logística e precificação.
Além de se destacar pelos seus conhecimentos técnicos, ele também é reconhecido por promover uma gestão inclusiva e humanizada.
“Por diversas vezes, enquanto profissionais negros, precisamos ser duas ou três vezes mais eficazes que outros para sermos notados por pares ou superiores. Em alguns ambientes, essa prática é aceita normalmente, então, especificamente no meu caso, busquei um local onde fosse, de fato, ouvido e considerado e consegui encontrar. No Fretadão, cresço diariamente e tenho voz ativa para expor minhas opiniões e sugestões, sem medo”, conta Igor.