O encontro reafirmou a união, harmonia e o compromisso coletivo em prol do produtor rural paulista

O Encontro de Coordenadores do Senar-SP, realizado nos dias 11 e 12 de novembro em Campinas, foi um momento de inspiração e união para gestores e coordenadores de sindicatos rurais paulistas. Em um ambiente de integração e troca de conhecimentos, esses dois dias proporcionaram aos participantes não apenas o compartilhamento de conquistas, mas também a oportunidade de planejar o futuro com um propósito comum: fortalecer a agropecuária de São Paulo e expandir o alcance e a eficiência dos sindicatos rurais na vida dos produtores.

O presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, destacou a importância da sustentabilidade econômica dos sindicatos como uma base sólida para a continuidade dos cursos e serviços oferecidos ao setor rural. Ele relembrou o compromisso dos sindicatos e de seus coordenadores na missão de transformar a agropecuária paulista em uma referência nacional, um trabalho que contribui para a qualidade de vida e a prosperidade das comunidades do campo.

A parceria com o Sebrae-SP também foi um ponto alto, com o diretor técnico Marco Vinholi expressando seu reconhecimento ao trabalho de Tirso Meirelles e ao impacto positivo do programa “Inova Senar”, que leva inovação ao campo. Vinholi mencionou as Semeadoras do Agro e o Faesp Jovem como iniciativas que colaboram com a modernidade dos produtores rurais ao tratá-los como verdadeiros empreendedores. A parceria entre as duas entidades também foi tema do painel apresentado por Patrick Rocha, da Gerência Técnica, e José Carrilho, gestor do contrato pelo Sebrae-SP, que apresentaram os resultados de 2024 e as metas para 2025.

Sérgio Oliveira, gerente Administrativo Financeiro, e Ivone Cerqueira, da Divisão Financeira e Projetos, abordaram a prestação de contas e falaram sobre o orçamento do Plano Anual de Trabalho (PAT) de 2025. O planejamento operacional as atividades para o próximo ano foram pontos tratados por Jair Kaczinski e Teodoro Miranda Neto, que explicaram as normas e diretrizes que guiarão as ações de formação, promoção social e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em 2025, alinhando expectativas e garantindo que as demandas dos produtores rurais sejam atendidas. Sobre o desempenho da ATeG, os técnicos André Luiz Oliveira e Angelo Morales (coordenador de Cadeias Animais) apresentaram um panorama da implantação do projeto, as cadeias produtivas que estão sendo atendidas, e os casos de sucesso de produtores rurais que estão participando do programa.

Dados preliminares do Projeto Integrar foram apresentados por Elaine Montano, da equipe de TI, e Nair Quintanilha, do grupo Paraná Pesquisas, mostrando a dimensão do trabalho realizado pelo Senar-SP nas quase 17 mil propriedades visitadas até agora. Essas informações valiosas reforçam o compromisso do Senar em entender e atender às reais necessidades do produtor rural paulista. Leonardo Cabral, técnico gestor do Integrar, complementou a apresentação com informações sobre o cronograma do projeto para os próximos meses.

Juliana Canaan, responsável pela Gerência Jurídica, atualizou os coordenadores quanto às regras de credenciamento de instrutores, dentre outras orientações jurídicas de grande importância para assegurar a imparcialidade e transparência das atividades dos sindicatos rurais.

Priscila Fraccari, responsável pela área de Eventos, mostrou os tipos de eventos e as regras que os sindicatos rurais devem seguir para a realização dessas ações (seminários, palestras, workshops, caravanas e outros) dentro do previsto no PAT. E Dario Chaves, do Departamento de Comunicação, mostrou as ações de divulgação da Faesp, do Senar-SP e dos sindicatos rurais. Importante mencionar a participação de Saimon Rosa, assessor da Presidência da Faesp, que conduziu a dinâmica do evento.

O superintendente do Senar-SP, Mario Biral, fez o discurso de encerramento ressaltando o papel insubstituível da figura dos coordenadores em suas bases de atuação.  É através dos trabalhos dos coordenadores, segundo ele, que o Senar-SP pode chegar até o produtor.

O encontro, mais que um momento de aprendizado, foi um símbolo de união, de um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação, com os olhos voltados para um futuro promissor no campo paulista.
 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *