O acadêmico do curso de Ciência da Computação da Universidade de Marília (Unimar), Guilherme Lopes Bertacini, foi destaque na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) ao conquistar uma posição entre os 100 melhores competidores do país, superando mais de 3 mil participantes. A conquista reflete a qualidade de ensino oferecido pela Instituição, a qual tem se evidenciado na formação de profissionais na área de tecnologia.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Segundo o coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação (TI) da Unimar, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, o resultado reflete o talento dos estudantes e a qualidade do ensino oferecido pela Instituição. “Entre os participantes, o aluno Guilherme teve um destaque especial ao se classificar para a etapa nacional e figurar entre os melhores competidores. Como coordenador, sinto-me muito orgulhoso dessa conquista e parabenizo o aluno pelo excelente desempenho, destacando também o trabalho de excelência realizado por toda a equipe acadêmica”, destaca.
O acadêmico da Unimar, Guilherme Lopes, conta que participar e alcançar esse resultado na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Informática foi uma experiência incrível e desafiadora. “Ver o fruto do meu esforço me deu motivação para evoluir, prosperar e aprofundar meu conhecimento na área. Foi gratificante perceber que o tempo dedicado aos estudos e a preparação proporcionada pela Unimar fez a diferença, me permitindo competir com estudantes de alto nível. Sempre participei de competições desafiadoras e vi na OBI uma oportunidade não só de testar, mas também de aprimorar meus conhecimentos e habilidades em programação e na resolução de problemas lógicos. Além disso, participar de uma competição como essa me permitiu sair da zona de conforto, conhecer os altos padrões exigidos na área e me desafiar ainda mais”, conta.
Para o acadêmico, o curso de Ciência da Computação da Unimar foi fundamental nesse processo.
“A Unimar foi fundamental, tanto pelo incentivo dos professores quanto pelos recursos oferecidos. Desde o início, fui encorajado a participar de competições e a desenvolver minhas habilidades por meio de projetos, treinamentos e atividades extracurriculares. Além disso, a faculdade promove um ambiente que valoriza a busca pelo conhecimento e oferece todo o suporte necessário para o desenvolvimento acadêmico e profissional, o que tornou essa conquista possível.
A Olimpíada Brasileira de Informática é organizada pela Sociedade Brasileira de Computação e pela Unicamp, e consiste em uma competição nacional que promove o interesse pela ciência da computação entre estudantes. Dividida em duas modalidades, Iniciação e programação, a OBI abrange alunos do Ensino Fundamental ao Superior. Os melhores colocados recebem medalhas e podem participar da Semana Olímpica na Unicamp, com treinamentos avançados e seleção para competições internacionais, incentivando a formação de talentos na área tecnológica.
Neste ano, a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Informática foi realizada pela primeira vez em Marília, com a Unimar como sede. Ainda segundo o coordenador, a participação na OBI reflete a qualidade da Instituição. “Sediar esse importante evento comprova o compromisso da Unimar em proporcionar aos alunos oportunidades de destaque em competições nacionais. Pela primeira vez, a universidade tornou-se uma das sedes da Olimpíada, consolidando seu papel de referência em tecnologia na nossa região”, finaliza.