Evento teve por objetivo incentivar empreendedorismo e liderança feminina no agro
Por Fala Marília
Na última terça-feira (29/10), Marília recebeu a iniciativa “Mulheres, Descubram-se no Campo”, promovida pela Comissão Semeadoras do Agro, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em parceria com o Sebrae-SP. O evento, realizado na Chácara Sagrado Coração de Jesus, reuniu produtoras rurais com o objetivo de fortalecer o empoderamento feminino, estimular o empreendedorismo e possibilitar a troca de experiências no setor agropecuário.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Com início às 17h30, a programação se estendeu por três horas e representou o primeiro de três módulos do projeto, desenvolvido em parceria com sindicatos rurais, prefeituras e entidades locais para promover a formação de novas lideranças femininas no campo. O evento contou com palestras sobre temas como inteligência emocional, saúde da mulher no campo e o protagonismo feminino no acesso a crédito.
A vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, destacou a importância do encontro em Marília, promovido com o apoio do Sindicato Rural de Garça.
“Agradecemos ao Sindicato de Garça e ao Sebrae de Marília pela recepção. O salão está lotado e tenho certeza de que será um sucesso”, afirmou Farah. Em sua palestra, abordou o tema “Protagonismo Feminino – Do Empreendedorismo ao Acesso a Crédito no Campo”, incentivando a participação feminina no agronegócio.
A analista de negócios do Sebrae Marília, Mariana Gonçalves, disse que o evento visa fortalecer e valorizar a força da mulher no campo. “Trazemos palestras, encontros de negócios, temoas como inteligência emocional, a saúde da mulher no campo, e valorizar o quanto a força feminina auxilia os pequenos negócios.
O presidente do Sindicato Rural de Garça, José Estevão Giacomini elogiou a iniciativa.
“Esse evento traz a importância da mulher no campo, que cada vez mais, com certeza, elas vão dominar o campo e isso não tem volta” garantiu.
Além de Farah, participaram da programação Adriana Menezes, coordenadora executiva da Comissão Semeadoras do Agro, que expôs as ações da Faesp em apoio às mulheres do campo, e Ana Eliza Angelieri, da ONG Orientavida, que ministrou a palestra on-line “Amar é se Cuidar”. Patricia Mosconi Lacerda, analista de negócios do Sebrae, encerrou o evento com a palestra “Descubra-se”, promovendo uma reflexão sobre o papel feminino no setor rural.
Etapas do Projeto
Após o primeiro módulo, a iniciativa continua com o módulo “Mulheres, é tempo de semear” e se encerra com “Mulher, é tempo de colheita”, completando o ciclo de capacitação e reforçando a presença feminina no setor rural.
Dados Relevantes
O Brasil possui 5 milhões de propriedades rurais, e 19% delas são chefiadas por mulheres. A Comissão Semeadoras do Agro busca conscientizar essas lideranças sobre sua importância e capacidade de transformar o setor.
Fotos: Fala Marília