As Atléticas Acadêmicas dos cursos de graduação da Universidade de Marília participaram da 6ª edição das Olimpíadas Universitárias da Unimar. Ao longo da semana, 200 participantes, representando 13 Atléticas, competiram em diversas modalidades, incluindo futsal, vôlei, basquete, beach tennis, futebol de campo e judô, tanto nas categorias masculina quanto feminina. O evento mobilizou a Instituição e uniu acadêmicos e docentes em torno do esporte.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Para a coordenadora do curso de Educação Física, Profa. Dra. Júlia Zoccolaro, a importância das jogos vai além da prática esportiva, promovendo um ambiente de união e aprendizado entre os alunos. “A interação entre os cursos é o ponto central dessas Olimpíadas. Ver as Atléticas unidas, torcendo e competindo, transforma a Universidade. O esporte educa, sociabiliza, ensina a respeitar o adversário e fortalece o trabalho em equipe. Essa competição vai além da vitória, trata-se de unir alunos e professores em um objetivo comum”, destacou.
A coordenadora Júlia ressaltou ainda que, desde o início, a competição promoveu momentos únicos de interação tanto dentro das Atléticas quanto entre elas.
“A presença de colegas de turma e professores nas torcidas reforçou o senso de comunidade, criando um ambiente de amizade e colaboração entre os diferentes cursos da Unimar. As Olimpíadas Universitárias reafirmam o papel do esporte na formação integral dos acadêmicos, cultivando valores essenciais como respeito, disciplina e união, além de fortalecer os laços entre alunos e docentes em um clima de celebração e esportividade”, conta.
A cerimônia de abertura da 6ª edição das Olimpíadas Universitárias da Unimar, realizada no Ginásio de Esportes, contou com a participação das equipes esportivas e dos acadêmicos da instituição. As baterias das Atléticas de Medicina e Medicina Veterinária fizeram apresentações e o acendimento da tocha olímpica foi conduzido pelo campeão paralímpico Daniel Martins, acadêmico da Universidade de Marília pela modalidade a distância, que marcou oficialmente o início das competições.
Essa edição homenageou o docente da Unimar e procurador da República, Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias. O troféu dos jogos recebeu o seu nome. Para ele, foi uma honra receber essa distinção, destacando sua gratidão.
“Sempre fui um grande apoiador do esporte no meio acadêmico e recebo essa homenagem com enorme alegria. Tenho certeza de que os alunos aproveitaram bastante essa oportunidade de integração, porque acredito que os jogos contribuíram para fortalecer os laços entre todos nós. Isso é essencial, pois estudar em uma universidade como a Unimar oferece inúmeras opções e experiências valiosas aos alunos. A Universidade de Marília é uma das melhores instituições, capaz de proporcionar o que há de melhor disponível no mundo”, conta.
As 13 Atléticas Acadêmicas participantes mobilizaram acadêmicos e docentes em diversas modalidades, incluindo futsal, vôlei, basquete, beach tennis, futebol de campo e judô, tanto no feminino quanto no masculino. Essa diversidade de atividades não apenas promoveu a competição saudável, mas também valorizou o espírito de equipe e a camaradagem entre os alunos.
Para a presidente da Associação das Atléticas Acadêmicas da Unimar, Maria Luiza Rossini Ramos, acadêmica do quarto ano do curso de Direito, a 6ª edição das Olimpíadas Universitárias foi uma experiência muito positiva. “Como presidente da AASU e também da Atlética do Direito, considero essa oportunidade não apenas um momento de integração, mas uma forma permanente de união. Durante os dias de competição, criamos laços com docentes e colaboradores da Unimar, formando verdadeiras famílias”, conta.
Maria Luiza destacou ainda a organização do evento e a gratidão que permeou a competição. “Com toda a certeza, esses jogos superaram as expectativas. A organização foi excelente e acredito que todos os envolvidos saíram desta semana de Olimpíadas muito gratos. A união, a integração e o desenrolar dos jogos foram impressionantes e, sem dúvida, ficarão marcados na história da Unimar, assim como na memória de todos que participaram, tanto torcendo quanto jogando”, ressaltou.
Para a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Prof. Dra. Fernanda Mesquita Serva, a realização das Olimpíadas Universitárias é motivo de grande entusiasmo, refletindo o compromisso da instituição com a integração e o desenvolvimento dos acadêmicos.
“Quero, antes de tudo, expressar minha gratidão ao professor Zé Roberto, um grande entusiasta que desempenhou um papel fundamental nesta edição. Ele foi responsável por promover esse movimento de união e solidariedade. Os jogos transcorreram com tranquilidade, espírito de solidariedade e amor, fortalecendo o que é mais importante: a amizade e a cooperação entre os participantes. Nosso objetivo foi a promoção de laços de amizade e colaboração, reforçando os valores que queremos ver crescer na Unimar”, destacou.
O Prof. José Roberto Marques de Castro, Pró-reitor de Graduação e responsável geral pela organização das Olimpíadas, comemorou o resultado dos jogos: “Mais uma vez a Unimar se destaca no meio acadêmico na cidade de Marília e Região, ao oferecer aos seus alunos e professores uma oportunidade única de integração e congraçamento. As Olimpíadas Universitárias foram uma verdadeira festa em homenagem ao esporte e à amizade. Nossos alunos e professores deram um verdadeiro show e já estamos planejando novos eventos esportivos para o próximo ano, inclusive a “Calorada”, jogos destinados exclusivamente aos novos alunos da Unimar. Tem muita coisa boa vindo por aí”.
O Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, reforça que as Olimpíadas Universitárias representam mais um diferencial para a Instituição, evidenciando seu compromisso com a formação integral de seus alunos.
“Eventos como esse não apenas incentivam a prática esportiva, mas também promovem a integração entre os acadêmicos e docentes, criando um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A Unimar se orgulha de oferecer oportunidades que vão além da sala de aula, cultivando uma verdadeira comunidade acadêmica que se apoia e celebra conquistas em conjunto”, conclui.