Presidentes de sindicatos rurais atuam localmente para trazer as mulheres à visibilidade no campo, incentivando liderança e autonomia
Nos dias 30 de setembro e 1, 3 e 4 de outubro de 2024, a Comissão Técnica Semeadoras do Agro, da FAESP, realizou uma série de encontros em diferentes municípios do interior paulista, promovendo o empoderamento feminino no agronegócio. Essa comissão, formada por mulheres do setor agropecuário, tem como principal missão estimular a liderança, o empreendedorismo e a participação ativa das mulheres no campo, em parceria com o Sebrae-SP. As atividades desenvolvidas fazem parte de um projeto contínuo que abrange discussões sobre os desafios e oportunidades enfrentados por essas mulheres no setor rural.
No dia 30 de setembro, as Semeadoras visitaram Porto Ferreira pela primeira vez, onde apresentaram o módulo “Mulheres, descubram-se no campo”. O evento, que teve a presença do presidente do Sindicato Rural de Porto Ferreira, Nelcir Antônio Lepre, focou em liderança feminina e empreendedorismo rural, com apoio do Sebrae.
Em 1 de outubro, o encontro aconteceu em Santo Antônio da Alegria, cidade reconhecida pela produção de café premiado. O mesmo módulo foi apresentado, abrindo portas para a capacitação e fortalecimento de mulheres do campo, em uma iniciativa que contou com o apoio do Sindicato Rural de Altinópolis e seu presidente Guilherme Salomão Vicentini, do Sebrae e da Prefeitura local.
No dia 3 de outubro, em São Miguel Arcanjo, o módulo 2, “Mulheres, é tempo de semear”, foi o tema central. As participantes discutiram empreendedorismo e liderança, com destaque para a produção agrícola do município. O evento foi realizado em parceria com o Sindicato Rural, na pessoa do presidente Antonio Celso Mossin, e o Sebrae.
Por fim, em 4 de outubro, Aramina recebeu o terceiro módulo do projeto, “Mulheres, é tempo de colheita”. A extensão de base do Sindicato Rural de Igarapava promoveu o evento em uma região de forte tradição agropecuária, onde as mulheres vêm ganhando destaque. Presença do presidente do Sindicato, Luciano Cardoso Cruciol.
Esses encontros reforçam o papel da Comissão Semeadoras do Agro, que busca não apenas a capacitação técnica das mulheres, mas também o fortalecimento de suas posições como líderes no agronegócio.