Além de orientações, processo de treinamento também aborda discussões sobre desafios, inovações e oportunidades aos sindicatos e produtores rurais
Na última quinta-feira (19), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e o Senar-SP estiveram no município de Bauru para esclarecimentos e entrega de tablets do Projeto Integrar. O evento reuniu diversos sindicatos rurais da região, técnicos do Senar-SP e teve a participação de Saimon Rosa, assessor especial da Presidência, e de Leonardo Cabral, gestor do Projeto Integrar.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Os pesquisadores que farão visita às propriedades rurais têm o prazo de até dois anos para levantamento de informações que resultarão no novo mapa do agronegócio do estado de São Paulo. Até o momento, 185 sindicatos rurais já aderiram ao Projeto Integrar.
Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, destacou o papel da entidade junto ao governo estadual num tema que tem preocupado os produtores rurais: os incêndios no estado. Ressaltou o apoio dado pelo governo estadual e a iniciativa da Faesp em se dirigir ao governador Tarcísio de Freitas, através de ofício, a fim de que atenda adote uma resolução para salvaguardar o produtor rural dos prejuízos causados pelos incêndios.
Para Tirso, o Projeto Integrar será referência para o setor agropecuário nacional. “É um trabalho inédito, que irá fazer a grande radiografia do agro paulista, possibilitando a busca de novos mercados e a implementação de cursos que possam ajudar na melhoria da performance das culturas. Tenho certeza de que o Projeto Integrar será replicado em outros estados, mostrando realmente a capacidade do setor a nível nacional”, afirma.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Bauru, José Maurício Lima Verde, o Projeto integrar será uma grande ferramenta para trazer boas coisas para o produtor rural, conhecendo melhor a região agrícola e as necessidades dos nossos produtores.
“O Sistema Faesp/Senar-SP sempre procurando o melhor para o produtor agrícola e a iniciativa do Projeto Integrar mais uma vez prova isso. Vamos conhecer e ajudar a agropecuária do nosso estado a melhorar e crescer”, conclui.