Candidato a prefeito de Pompeia, Diogo Ceschim (Podemos) levanta todos os dias às cinco da manhã. Faz sua oração e toma café enquanto lê as notícias do dia. Às sete horas já está alinhando a equipe para mais um dia de campanha: a meta é passar por todas as casas de Pompeia, inclusive as da zona rural. Às oito já está na rua.
A rotina diária frequentemente termina perto de meia-noite, depois de reuniões públicas em bairros da cidade e dos exercícios para relaxar antes de dormir. “É um período puxado, mas que enche a gente de motivação e força”, comenta. “Além disso, traz uma visão atualizada das preocupações da população e das carências da cidade.”
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Com graduação em Gestão de Políticas Públicas pela USP, Diogo é conhecido por mergulhar com profundidade nos temas da administração municipal e pela vocação política notada desde a infância.
Foi esse perfil que o tornou, em 2020, o vereador mais bem votado da história de Pompeia. Em sua primeira eleição, ele surpreendeu com quase 15% dos votos válidos. Para se ter uma ideia, um vereador considerado muito bem votado chega, no máximo, a algo entre 3% e 5%.
“O que a nossa candidatura à Prefeitura neste ano traz é a conexão com a percepção da população de que é necessário renovar”, destaca Diogo. “Por isso, o lema da nossa coligação é Pompeia Merece Mais. É nossa obrigação ter uma administração municipal à altura do potencial dessa cidade abençoada.”
A cidade de 20 mil habitantes do centro-oeste paulista, sede do Grupo Jacto, foi recentemente classificada como a 13ª melhor do país no Índice de Prosperidade Social. A força do Grupo Jacto é o fator principal do desenvolvimento social e econômico da cidade: cria empregos, movimenta prestadores de serviços, investe em tecnologia e formação profissional, eleva a renda per capita e gera impostos e receitas para o Município.
“Vamos qualificar a gestão municipal com planejamentos estratégicos estruturantes e planos integrados de políticas públicas. Vamos ter uma relação de reconhecimento, parceria e muito diálogo com os servidores, com as entidades e com a sociedade civil”, destaca o candidato. “E vamos garantir uma equipe forte escolhida a partir de quatro critérios: formação técnica, conhecimento da cidade, compromisso humano e idoneidade.”
O candidato a vice de Diogo é o também vereador Carlos Rogério Barbosa. Conhecido como articulador sério e amigo de infância de Diogo, ele é advogado com especialização em direito empresarial e políticas públicas.
“Estou com o Diogo porque conheço o caráter, o preparo e o compromisso real dele com a boa política, o respeito às pessoas e o serviço à comunidade”, destaca.
Adversário impugnado. A campanha começou tendo o ex-prefeito Álvaro Prizão Januário (Vinho) como o adversário de Diogo e candidato apoiado pela atual prefeita, Isabel Escorce (Tina).
Porém, ele teve a candidatura indeferida pela Justiça no final de agosto. Vinho e Tina foram casados até maio de 2021, segundo mandato dela. A lei proíbe que, nessa situação, o cônjuge do ocupante de cargo público se candidate.
Na disputa pela manutenção da candidatura, o ex-casal chegou a voltar ao cartório em que se divorciaram para um processo de “rerratificação” da certidão. A ideia era mudar a data da separação e, assim, escapar da inelegibilidade. Numa sentença dura, o juiz de Pompeia se referiu ao fato como “tentativa de burlar” a lei e acatou a impugnação proposta pela coligação de Diogo Cheschim e Carlos Rogério.
O vereador Jorginho Chicarelli (PP), então candidato a vice, assumiu a cabeça da chapa. Outro vereador, Rogério Pida, se juntou a ele como o segundo cédula. A dupla tem apoio explícito da atual prefeita e de seu ex-marido, que também foram as ruas em campanha pelos seus apoiados.
1 Comentário
Os dois são os melhores candidatos que conheço eles vão mudar pompeia pra melhor é trazer de voltas os recursos eles sao pessoas sérias e responsáveis