O candidato a prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), tem percorrido diversos bairros da cidade, ao lado de seu vice, Rogério Alexandre da Graça, o Rogerinho (PP), e recebido o carinho de crianças especiais e pessoas com deficiência. Em seu Plano de Governo – feito, de forma inédita, com a participação do povo –, Vinicius quer promover a inclusão e igualdade de oportunidades.
De acordo com o Plano de Governo do candidato, Marília poderá ter uma Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência fortalecida com direitos humanos. “Vamos destacar representantes na população, promovendo encontros de estímulo ao desenvolvimento das capacidades em sua plenitude e apoiar as associações existentes”, comenta Vinicius.
Como deputado e prefeito, Vinicius Camarinha sempre apoiou instituições, como a Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Adevimari (Associação dos Deficientes Visuais de Marília).
“Quando deputado, em 2009, trouxe para Marília o Centro de Reabilitação Lucy Montoro, que realiza tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. Vamos mapear todos os prédios públicos, ruas e transportes municipais para garantir acessibilidade e inclusão em todos os espaços e veículos. Também promoveremos reformas e adaptações nesses espaços, garantindo ainda banheiros adaptados para ostomizados e outras adequações necessárias”, destaca Vinicius.
Segundo Vinicius Camarinha, seu governo implantará o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Novo Viver Sem Limite”. “Temos que instituir a Central de Libras, que oferecerá intérprete 24h, podendo ser acionado pelos órgãos públicos. Nosso governo vai incentivar o desenvolvimento e a disponibilização de tecnologias assistidas que facilitem a comunicação, a mobilidade e autonomia das pessoas com deficiência, em parceria com os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS)”, complementa.
Ainda conforme o Plano de Governo de Vinicius, intitulado de “Marília que Cuida”, a criação do selo “Acessibilidade para Todos” vai abranger os estabelecimentos que cumprirem os requisitos mínimos de acessibilidade.
“Vamos promover a inclusão no mercado de trabalho, implementando políticas de incentivo à contratação de pessoas com deficiência. Faremos programas de emprego, incentivando a adaptação de ambientes de trabalho para fomentar a inclusão econômica”, conclui o candidato a prefeito, Vinicius Camarinha.