O Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) está enfrentando dificuldades no abastecimento de água devido à prolongada estiagem. O sistema de produção da represa Cascata, uma das principais fontes de água da cidade, está operando com um volume de água extremamente baixo, o que reduziu drasticamente sua capacidade de captação. Além disso, a represa Água do Norte também está com volume insuficiente, impossibilitando seu uso no abastecimento.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A situação se agravou nas últimas semanas, especialmente na zona Leste da cidade, onde várias regiões estão sofrendo com a falta de água. O cenário é agravado pelas altas temperaturas e o clima seco, que aumentam significativamente o consumo de água.
Durante as inspeções, a equipe do Daem identificou um grande vazamento na Avenida das Esmeraldas, que contribuía para o desabastecimento dos bairros Jardim Esmeralda e Tropical. Os reparos já foram concluídos, mas a normalização do abastecimento depende diretamente da ocorrência de chuvas que recarreguem os mananciais das represas Cascata e Água do Norte.
Em resposta à crise, o Daem implementou uma nova rotina operacional, realocando água de outras regiões da cidade para minimizar os impactos na zona Leste. A autarquia também faz um apelo à população para que adote práticas de consumo consciente e evite desperdícios, especialmente neste período crítico de estiagem.