A Prefeitura de Garça, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), realizou notificações sobre a proibição do plantio de palmáceas (coqueiros e palmeiras) nos passeios públicos (calçadas).
No final de 2023, ocorreram duas situações graves envolvendo a queda dessa espécie vegetal, inclusive sobre veículos. Felizmente, não havia pessoas no interior dos carros, resultando apenas em danos materiais.
De acordo com a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Maria Thereza Sartori, “há uma lei municipal que proíbe esse plantio. O objetivo não é multar as pessoas, tanto que a lei não estipula nenhum valor. O objetivo é conscientizar os munícipes sobre o risco e, em não optando pela retirada dessa planta, em qualquer problema futuro, a responsabilidade será do proprietário do imóvel onde a palmácea está plantada”.
Coqueiros e palmeiras não são recomendados para plantio em passeios públicos devido à limitação de crescimento das raízes, uma vez que essas plantas possuem raízes laterais e superficiais. “Depois de atingirem um certo tamanho, elas perdem a raiz de sustentação lateral, o que pode ocasionar quedas”, completou Thereza.
As notificações foram enviadas aos proprietários que plantaram coqueiros ou palmeiras em passeios públicos. A Secretária esclareceu que há uma variedade de palmeiras que não cresce muito. Os garcenses que possuem esse tipo de planta nas calçadas devem procurar a SAMA para informar sobre essa situação.
Ainda de acordo com a Secretária, há palmáceas em praças e escolas no município, onde os espaços são adequados para que essas plantas se estabilizem. Nesses casos, todas são de responsabilidade da Prefeitura.