O mosquito Aedes aegypt continua sendo uma preocupação para todos os municípios brasileiros, mas agora, durante todo o ano. Antigamente, quando os meses de inverno chegavam, havia uma diminuição significativa dos mosquitos e de sua reprodução, porém a ausência de “frio” nos últimos anos tem feito com que essa “pausa” não aconteça mais.
📲 *Participe do canal Fala Marília no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaJYnfo5Ejy6xwaEJm2y*
Desta forma, a mobilização social, em prol da eliminação de possíveis criadouros, é uma preocupação de todos, já que o Aedes aegypt é responsável pela transmissão de dengue, Chikungunya, febre amarela e zika vírus, doenças debilitantes que podem levar ao óbito.
Para reforçar essa urgência no combate ao mosquito, a Vigilância Sanitária realizou uma palestra informativa antes da entrega de cestas aos assistidos pelo Fundo Social em Garça. O objetivo é informar a população sobre a necessidade de verificar constantemente os quintais, calhas, vasos e afins.
As palestrantes pontuaram o como os agentes tem encontrado larvas em locais que são possíveis de remoção para a limpeza, como tigelas de animais, baldes e pás de lixo, objetos que normalmente ficam do lado de fora das casas. Além disso, os cuidados devem se estender para o interior das casas, verificando ralos de locais com pouco uso, a parte traseira da geladeira de modelos mais antigos e vasos de planta.