Alunos de medicina e enfermagem da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) também participaram de simulação do processo de triagem rápida
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Marília, administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, realizou um treinamento no início deste mês do método START com múltiplas vítimas. A simulação contou com a participação de alunos de medicina e enfermagem do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (Famema).
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
O método START (Triagem Simples e Tratamento Rápido) é um processo de triagem para rápida classificação em incidentes com múltiplas vítimas. Este método não preconiza o diagnóstico médico, mas sim a classificação das pessoas acidentadas com base nas necessidades de cuidados e na chance de sobrevivência.
O treinamento contou com a participação do Corpo de Bombeiros da cidade, no qual foi realizado simulado de um grande acidente de trânsito com diversas vítimas. Os estudantes também tiveram a oportunidade de aprender na prática o método de socorro.
“A realização de treinamentos como esse é fundamental para preparar os profissionais que atuam no SAMU e também os futuros profissionais de saúde para situações de emergência. É essencial garantir que eles estejam prontos para atuar com eficiência para salvar cada vez mais vidas”, destacou o presidente da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, Dr. Anis Ghattás Mitri Filho.
Créditos Fotos: Samu Marilia/Divulgação