A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia de Pompeia realiza no dia 22 de julho, às 10h, a apresentação do novo programa do Governo de São Paulo que substitui os Arranjos Produtivos Locais (APL), que passa a chamar Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais – Programa SP Produz.

📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

O novo programa tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais de São Paulo, estimulando a auto-organização de aglomerações produtivas setoriais e promovendo o desenvolvimento econômico regional. Isso contribui para reduzir as desigualdades entre as regiões do Estado.

“Nosso público alvo são empresas e entidades que participam dos APLs da região”, convidou Elvis Fusco, superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

As Cadeias Produtivas Locais (CPL) são concentrações geográficas de micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor ou segmento que cooperam entre si e com entidades públicas e privadas. Ao se organizarem dessa forma, podem compartilhar recursos, adquirir insumos coletivamente, trocar experiências e promover a inovação, contribuindo para a redução de custos, a geração de empregos e renda, e o fortalecimento dos negócios.

O Programa SP Produz visa ampliar a competitividade das CPL, apoiando ações que fortaleçam seu planejamento, governança e acesso a mercados, além da promoção de inovações produtivas e de processo. Também busca estimular a implementação de novas formas de governança, como distritos industriais, entornos inovadores e clusters, envolvendo a indústria, o governo, as universidades e a sociedade civil na promoção do desenvolvimento sustentável.

São considerados cinco elos estratégicos para formação de uma cadeia produtiva local: fornecimento de insumos; produção; transformação industrial; distribuição e comercialização; e apoio institucional (academia, setor público, terceiro setor, centros de educação e pesquisa, outros similares).

Inscrição: Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais (CPL) (google.com)

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *