A Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Bem-Te-Vi, localizada na zona Sul de Marília, recebeu nesta quarta-feira, dia 3 de julho de 2024, um playground acessível. A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a incorporadora Bild e Vitta, busca proporcionar maior integração social e diversão para alunos com necessidades especiais.
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
O novo playground conta com um balanço adaptado, projetado para comportar duas crianças simultaneamente, permitindo a interação entre alunos com e sem deficiência. A entrega do equipamento foi marcada por apresentações de dança dos alunos e contou com a presença de professores e familiares convidados.
Matilde Patrícia Reltersinger Costa, diretora da Emei Bem-Te-Vi, destacou a importância de estruturas que estimulam a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças.
“Tais estruturas permitem que as crianças com algum tipo de deficiência possam brincar e interagir com as demais. O brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo e pedagógico das crianças especiais”, afirmou.
Bruna Diana Freire Bastos, mãe do aluno Apolo Freire D´Avila Alves, expressou sua gratidão pela iniciativa. “Uma ação humana e de pura sensibilidade. Esse playground criou um novo universo para ele aqui no pátio da escola e demonstra ações de inclusão e respeito com o meu filho”, disse emocionada.
A instalação do brinquedo inclusivo foi uma conquista da vereadora, Professora Daniela, que atendeu às reivindicações da escola com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília e da incorporadora Bild e Vitta. “Estou muito contente por proporcionar inclusão na escola Bem-Te-Vi e mudar a realidade de crianças com necessidades especiais. Tenho certeza que esse brinquedo será essencial para o desenvolvimento humano e ampliará novas conquistas pessoais e em grupo dos alunos”, comentou a vereadora.
Helter Bochi, secretário municipal de Educação, ressaltou a importância da inclusão social na educação infantil. Representando o prefeito Daniel Alonso (PL), ele enfatizou que o brinquedo acessível não só fará diferença, mas também promoverá a interação entre alunos e professores, fortalecendo a integração nas atividades escolares.
“Esta ação mobiliza toda a comunidade e ressalta a importância dos servidores públicos da Educação, cada vez mais qualificados para oferecer a atenção que as crianças necessitam, inclusive as especiais. Parabéns a todas as educações da rede de Marília que sempre estão inovando para melhor atender as famílias e suas crianças que necessitam de inclusão social”, concluiu o secretário.
A entrega do playground acessível na Emei Bem-Te-Vi é um passo significativo para promover a inclusão e a igualdade no ambiente escolar, garantindo que todas as crianças tenham a oportunidade de brincar e aprender juntas.