As pessoas interessadas em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 devem ficar atentas. As inscrições já estão abertas e vão até sexta-feira (7). Devido à situação de calamidade pública enfrentada pelo Rio Grande do Sul, a população do estado terá um prazo extra para se inscrever no exame. O calendário estendido ainda não foi divulgado.
Os candidatos podem realizar as inscrições por meio da Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A partir do edital disponível na página do Inep, é possível acessar o cronograma e as regras da edição do Enem 2024.
ENEM: confira calendário e veja dicas de como se preparar para a prova
Preparação
Como as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, os estudantes têm pouco mais de cinco meses para a preparação. Alunos que não concluíram o ensino médio também podem realizar a prova na condição de treineiros.
A prova possui formato já conhecido e se divide na aplicação em dois dias, sendo que a redação acontece no segundo dia de provas e se consolida como elemento de peso para o cálculo da nota.
Willian Wallemberg, professor e coordenador de português do ensino médio do colégio Objetivo do Distrito Federal, recomenda que os estudantes se preparem para a prova desenvolvendo maior conhecimento nas diversas áreas e temas que podem ser apresentados na prova.
“Isso requer um estudo constante, uma leitura constante, uma uma análise do que está sendo apresentado diariamente nos assuntos de reportagens e notícias. Além disso, saber vincular os conteúdos aos conhecimentos que são adquiridos das diversas disciplinas para que consiga conciliar todo o processo de repertório”, explica.
O professor também destaca que alguns conteúdos, como os de filosofia, sociologia e literatura, são significativos para a construção de uma boa redação.
A estudante do Colégio Estadual do Paraná (CEP) Julia Bassetti Salatino tem 15 anos e cursa o primeiro ano do ensino médio. Ela afirma que vai fazer as provas do Enem pela primeira vez neste ano.
“Eu quero fazer a prova do Enem como treineira, para realmente treinar e estar bem preparada para quando for fazer o Enem para entrar na faculdade”, diz.
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição é de R$ 85 e o pagamento pode ser efetuado até o dia 12 de junho. Os moradores do Rio Grande do Sul terão isenção da taxa.
Fonte: Brasil 61