Ação integrada contou com apoio da sociedade civil, moradores do bairro, ONGs e Polícia Militar Ambiental
Força-tarefa montada pela Prefeitura de Marília, Corregedoria-Geral do Município e Secretaria Municipal da Saúde, com apoio de moradores da Vila Romana, sociedade civil, ONGs (organizações não-governamentais) de defesa animal e Polícia Militar Ambiental iniciou nesta sexta-feira, dia 21 de junho de 2024, o resgate de aproximadamente 80 gatos que foram abandonados numa chácara, na rua Bartolo Viudes, na zona Leste.
O local foi abandonado pelos antigos moradores e todos os proprietários foram notificados pelo Município por infringirem uma série de artigos do Código Zoossanitário do Município de Marília (Lei Ordinária n.º 8.408, de 25 de junho de 2019) – incluindo o desrespeito ao Artigo 18, que proíbe a criação de mais de 20 gatos numa única propriedade.
Anteriormente à operação de resgate e após denúncias dos vizinhos, a Vigilância Ambiental (antiga Divisão de Zoonoses) da Secretaria Municipal de Saúde esteve no local. Com apoio de voluntários, sociedade civil, representantes de ONGs e o Centro de Vigilância Ambiental, bem como uma comissão de moradores da Vila Romana, foi composta uma força-tarefa para atendimento clínico e castrações de todos os gatos abandonados.
O Município informou que após este procedimento, os animais recolhidos, medicados e castrados, serão encaminhados à doação. Aqueles que não forem adotados irão retornar à chácara e serão cuidados na condição de animais comunitários com o auxílio de ONGs, voluntários e representantes da sociedade civil, incluindo veterinários [conforme o Código Zoossanitário de Marília, o Artigo 4º, Inciso XI, animais comunitários são aqueles que estabelecem, com a comunidade em que vivem, laços de dependência e de afeto, embora não possuam responsável único e definido].
A Prefeitura Municipal de Marília está cooperando ativamente com o Ministério Público e com a Polícia Civil para que os responsáveis por este abandono sejam devidamente punidos. A operação resgate desta sexta-feira, dia 21 de junho, contou com o auxílio da Polícia Ambiental.