As equipes profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de Marília, vão atender das 8 horas às 17 horas
Neste sábado, dia 8 de junho de 2024, todas as todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de Marília estarão abertas das 8 horas às 17 horas para o ‘Dia D’ da Vacinação contra a Poliomielite, conhecida como paralisia infantil, exceto nos distritos de Rosalia, Santa Helena, Dirceu, Avencas e Amadeu Amaral.
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Neste dia, somente crianças de até 5 anos de idade devem ser vacinadas em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde contra a doença que desde 1989 não acomete no Brasil. São dois tipos da vacina disponíveis, a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), para crianças aos dois, quatro e seis meses de vida, e o reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para menores de cinco anos.
Atualize a carteirinha de vacinação do seu filho durante as festas juninas
Diante da baixa cobertura vacinal nesta campanha, 6,77% do público alvo formado por 11.524 crianças, a Secretaria Municipal da Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica – Programa de Imunização, intensifica a vacinação porque com a poliomielite não se brinca.
Por essa razão, além do ‘Dia D’, a Prefeitura de Marília estende a campanha de vacinação em todas as Unidades de Saúde até o dia 14 de junho, das 8h às 17 horas, data final que os pais têm para atualizarem as carteirinhas de seus filhos. Por isso, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão levar a campanha de vacinação para as Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) durante as festas juninas.
Dia 7 de junho (sexta-feira)
EMEI Roda Pião – 18h30 às 21h30
EMEI Antônio Garcia Egea – 18h30 às 21h30
Dia 8 de junho (sábado) –
Em parceria com o PROCON tem vacinação no supermercado Kawakami da zona Sul, das 9h às 12h.
EMEI Sítio do Pica Pau Amarelo – 13h às 18 horas
EMEI Favo de Mel – 12h às 17
EMEI Nossa Senhora da Glória – 13h30 às 18 horas
Lar da Criança – 13h30 às 17 horas
A Poliomielite (Pólio ou paralisia infantil, como também é conhecida) é uma doença contagiosa causada por um vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos, podendo acarretar paralisia irreversível nos membros inferiores, em casos mais graves. O último registro da doença no Brasil foi em 1989, e graças à vacinação, não houve registros até então. A vacinação é importante para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no país, principalmente, após a notificação, em 2023, de um caso da doença em uma criança no Peru, país que faz fronteira com o Brasil.
Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite, promovida pelo Ministério da Saúde. A vacinação contra a Poliomielite será para crianças menores de cinco anos de idade e a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos de idade).