Nesta quarta-feira, a JBS anunciou que a China bloqueou os embarques de carne bovina de sua fábrica em Greeley, Colorado, devido à detecção de traços do aditivo ractopamina nos produtos destinados ao país. A suspensão entrou em vigor no ínicio da semana, de acordo com um aviso publicado no site do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA.
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A ractopamina é um aditivo alimentar usado para aumentar o peso dos animais. Seu uso foi proibido ou restringido em pelo menos 160 países, incluindo a União Europeia, a Rússia e a China, devido a preocupações com a saúde humana e o bem-estar animal.
A empresa informou por meio de um comunicado que está trabalhando com autoridades dos EUA e da China para resolver a questão, e que outras instalações nos EUA não foram afetadas.
No início deste ano, grupos de segurança alimentar e ambiental entraram com uma ação judicial contra um órgão do governo dos EUA, buscando reconsiderar as aprovações da ractopamina, que, segundo eles, está colocando em risco a saúde humana e causando estresse em animais de fazenda antes do abate.