Feira reúne mais de 20 empresas nos setores de tecnologia, inovação e networking 

Fala Marília

Foi aberto ontem e prossegue até hoje a 3ª edição da FITEC 2024 (Feira de Inovação e Tecnologia) que acontece no Grêmio Teatral Leopoldo Froes em Garça, interior de São Paulo, promovida pela Acig (Associação Comercial e Industrial de Garça) e com apoio da Prefeitura Municipal e Fatec Garça.

O prefeito João carlos dos Santos prestigiou a abertura oficial da FITEC 2024

A abertura do evento contou com as presenças de autoridades, entre eles do prefeito João Carlos dos Santos, empresários do setor e centenas de alunos da rede estadual e municipal da cidade.

📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

“Esse evento traduz toda a força que Garça tem no setor da tecnologia e dos serviços prestados por empresas do segmento de software”, disse o prefeito.

Para o vice-prefeito e presidente da PPA, Flávio Peres, disse que a feira é para coroar todas as empresas de tecnologia. “A tecnologia não está somente na informática, ela está presente em todos os segmentos da indústria, sendo assim, eu creio que esta feira tem condições de crescer de uma forma exponencial”, acredita Peres.

O vice-prefeito e CEO da PPA, Fávio Peres, falaou da importância da feira para atrair novas gerações em Garça

Para o secretário municipal da indústria e comércio de Garça, Bruno Henrique Severino, esta é uma oportunidade de mostrar para a cidade e para região, que o município é um celeiro de oportunidades e produtos de altíssima qualidade. “Garça é um exemplo a ser seguido, pois aqui temos vários eventos que atraem a população de toda região, como a FITEC, o Cerejeiras Festival, TecnoCafé, entre outros”.

A mesma opinião é compartilhada pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Garça, Cassiano Pelegrini. “Além das empresas exporem seus produtos, o mais importante deste evento é mostrar para os alunos que Garça tem oportunidade de oferecer no futuro, excelentes alternativas de emprego”.

Chefe de gabinete da Prefeitura de Garça, Cassiano Pelegrini

A terceira edição da FITEC foi possível graças ao empenho da Acig (Associação Comercial e Industrial de Garça) que abraçou o projeto. “Nosso objetivo principal foi mostrar para esses alunos que estudam nas redes Estadual e Municipal, além da Fatec e Etec, que Garça oferece esta oportunidade de absorve-los nas suas empresas. “Aqui é a cidade deles. Eles não precisam buscar novas oportunidades em outras cidades, este é o foco principal da feira”, explicou o superintendente da Acig, Fábio Dias.

Fábio Dias, da Acig: “Aqui é a cidade deles”

A primeira edição da FITEC aconteceu graças ao empenho do empresário e presidente da Acig na época, Mauro Sá. “A finalidade da FITEC não é fomentar negócios, é fortalecer cada vez mais Garça como polo de tecnologia e para isso temos duas escolas técnicas, como a Fatec e Etec que ofertam excelentes curso voltados na área de tecnologia”, disse Sá.

“A feira, além mostrar o potencia do setor industrial no segmento de tecnologia, ela também traz essa proposta de mostrar para esses jovens que o munícipio está bem estruturado no quesito educação”, lembrou a diretora da Fatec Garça, Cássia Bassan.

Ex-presidente da Acig, Mauro Sá, foi um dos idealizadores da feira na sua primeira edição

Apoio Empresarial

Quando foi apresentado a proposta da feira desde a sua primeira edição, os empresários do segmento abraçaram a ideia e hoje levam seus portifólios e serviços para incentivas os jovens a buscarem um caminho promissor.

“Esta é uma excelente oportunidade de mostrar a esses jovens garcenses que o município é um polo gigantesca no segmento de tecnologia e inovação. E a Distribuidora de Bebidas Garça não poderia ficar de fora deste evento”, afirmou o gerente administrativo da empresa, Caetano Becaleto.

A mesma ideia foi compartilhada pelo CEO da Systh Tecnologia e Harmonit, Thiago Andrade. “Hoje nosso grupo de colaboradores é formado que quase na sua totalidade na Fatec e nosso objetivo principal nesta feira é mostrar a esses jovens as oportunidades que Garça gera neste segmento”.

“É fundamental mostramos a essa nova geração a importância dos estudos para que no futuro próximo eles têm em Garça excelentes opções para ingressarem com êxito no mercado de trabalho” afirmou o diretor comercial da Ventex, Ricardo Falcão.

Ricardo Falcão, diretor comercial da Ventex

Objetivo da FITEC

A FITEC tem como objetivo principal divulgar toda o desenvolvimento tecnológico que acontece em Garça. A feira conta com exposição de projetos inovadores desenvolvidos por empresas e estudantes, além de palestras e workshops. Será uma ótima oportunidade para realizar networking.

Garça é polo tecnológico

Por ter suas origens ligadas à cafeicultura, muitas pessoas desconhecem que Garça é um polo da indústria eletroeletrônica. A cidade conta com a Fatec, Faculdade de Tecnologia, e a ETEC Monsenhor Antonio Magliano, ambas vinculadas à Fundação Paula Souza e que oferecem cursos voltados para essa área. Ainda em 2024 será inaugurada na cidade uma nova escola do SESI, no prédio onde funcionava a Faef.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *