O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cmec) da Associação Comercial e de Inovação de Marília foi destaque no 21º Congresso Estadual da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), realizado recentemente em Águas de Lindóia. O grupo de mulheres marilienses foi considerado um “case” de sucesso devido às suas atividades e envolvimento na diretoria da entidade.
“Nosso grupo de mulheres empreendedoras é muito ativo e tem uma participação positiva na entidade,” disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge, presidente da associação comercial de Marília. Ele destacou que três dos oito diretores executivos da associação são mulheres, o que reflete a significativa participação feminina.
Carlos Francisco Bitencourt Jorge explicou que o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura é uma iniciativa das associações comerciais que trabalha com lideranças femininas para debater e incentivar temas que impactam o empreendedorismo feminino no Brasil. “Temos um grupo bem numeroso, atuante e coeso,” elogiou, citando Fernanda Mesquita Serva (2ª vice-presidente), Valeria Cristina Tamião (3ª vice-presidente) e Ilma Maria Aires de Lucena (2ª tesoureira) como exemplos de mulheres em cargos de liderança na associação.
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Miquelle Cardoso, coordenadora do Cmec de Marília, destacou que o grupo é focado e tem uma programação intensa, alinhada ao propósito do conselho presente em todo o Brasil. “O trabalho da nossa presidente estadual e nacional, Ana Claudia Badra Cotait, é inspirador e nos coloca em uma posição privilegiada,” disse Miquelle, que recebeu uma placa em homenagem ao trabalho realizado pelo grupo de Marília nos últimos anos.
Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Cmec da FACESP e da CACB, conduziu a exposição no Congresso Estadual, enfatizando que o Cmec é um propulsor de ideias que incentiva as mulheres a empreenderem e buscarem independência financeira. “Um conselho como este, que engloba centenas de conselhos distribuídos em diversas cidades do estado de São Paulo, não se sustenta apenas com marketing,” afirmou. “Números expressivos mostram a grandiosidade do trabalho realizado por toda a equipe. Além disso, o Cmec tem um papel indispensável no incentivo ao empreendedorismo feminino não só em São Paulo, mas em todo o Brasil.”
Durante o congresso, os conselhos de Osasco, Ubatuba, Marília, Ourinhos e Vargem Grande do Sul foram destacados pelo excelente trabalho e impacto positivo nas suas comunidades.
Este reconhecimento reforça o papel crucial das mulheres na liderança e no desenvolvimento do empreendedorismo feminino, destacando a importância de iniciativas como o Cmec na promoção de um ambiente propício para o crescimento das mulheres no mundo dos negócios.