Hoje, o HCFamema foi o palco do Simpósio dedicado à Governança, Ética e Integridade, uma iniciativa da Unidade de Gestão de Integridade do hospital. O evento visava promover o conhecimento e o debate em torno desses temas cruciais para a saúde pública, envolvendo diversos setores da sociedade.
Destacou-se a presença do Dr. Eudes Quintino de Oliveira Junior, ex-promotor de justiça e chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, que apresentou a palestra “Governança na Administração Pública da Saúde”. Ele enfatizou a importância da participação cidadã e da transparência nas ações governamentais, destacando os esforços do governo estadual nesse sentido.
📲Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Para ele, o simpósio trouxe muitos dividendos por se tratar de um tema muito novo e que necessita ser explorado.
“Inclusive o próprio governo do estado de São Paulo está trabalhando nesse sentido hoje. As filosofias que estão sendo lançadas são todas direcionadas para uma governança completa, uma governança que seja participativa e que toda pessoa, todo cidadão tenha o direito de participar, de tomar conhecimento dos atos do governo”.
Segundo Dr. Eudes Quintino, nós temos a ética comum, a ética popular, a ética profissional e por último a ética governamental. “Então nós precisamos retomar constantemente esse tema da ética para que os valores sejam cada vez mais reconhecidos e para que as pessoas também possam crescer, para que as pessoas possam ter uma relação harmoniosa. com muito respeito e que todos aqui, a comunidade inteira, possa realizar seus objetivos, os seus projetos de vida, tudo dentro de uma harmonia e dentro de uma ética recomendada”, finalizou.
Em seguida a advogada, vice-presidente da 31ª subseção da OAB/SP de Marília e docente do curso de direito da Unimar, Dra. Daniela Marinho, ministrou o painel com a temática: “Ética na administração pública de saúde”.
“A integridade, ela está dentro do guarda-chuva da governança. Pensar um projeto de governança, de organização das instituições, implica também, necessariamente, pensar num projeto de integridade, num programa de integridade, que tem a ver com o envolvimento da alta cúpula de uma instituição, tem a ver com criação de normas, tem a ver com treinamento. E tudo isso, a gente não pode esquecer que quando nós estamos pensando num projeto de governança, de ética, de integridade, é para que justamente o Estado possa entregar as suas promessas constitucionais, como o direito à saúde, como o direito à educação, como o direito ao trabalho digno, como o direito ao lazer, à sociedade sem que haja desvios”, disse a advogada.
Dr. Antonio Carlos Roselli, assessor técnico da Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília (FUMES) e membro da Comissão de Direito Médico do Conselho Federal de Medicina, também participou do evento como palestrante.
Segundo ele, a ética perpassa a história da humanidade desde o início. “Vejam que isso, a preocupação da ética na vida social é extremamente importante nas relações. Porquanto sem ética nós não seremos bons profissionais, bons filhos, bons maridos ou esposas, nem bons pais”, disse.
Para Roselli, a ética é importante em todas as relações que nós temos. “Não é possível uma pessoa se dar bem profissionalmente, familiarmente, pessoalmente, se não agir com ética, com respeito, respeito às minorias, respeito às diferenças, ser de forma assim bastante liberal com relação às compreensões diversas do que ele tem. A ética é fundamental em todas as nossas relações”.
Por fim, a Dra. Clarissa Chagas Sanches Monassa, advogada e docente do curso de direito do Univem, encerrou o evento com sua palestra, destacando ainda mais a relevância desses temas para o ambiente jurídico e social.
“O Simpósio proporcionou uma plataforma valiosa para o intercâmbio de ideias e a reflexão sobre como a governança, ética e integridade são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e responsável, especialmente no contexto da saúde pública”.