Deputada Estadual Edna Macedo presidirá Sessão Solene de Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo em reconhecimento à trajetória do Empresário e líder Sindical Tirso Meirelles.

No dia 09 de agosto, o Plenário Presidente Juscelino Kubitschek, localizado no Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, será o palco de uma significativa celebração: a Sessão Solene de Outorga de Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao líder Rural, Dr. Tirso Meirelles, indicado pela Deputada Estadual Edna Macedo (Republicanos).

Esse evento visa reconhecer e homenagear o extraordinário trabalho do Dr. Tirso, em prol da população paulista.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, instituído em 2015, é a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa de São Paulo, destinada a indivíduos que se destacam em suas áreas de atuação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento cultural, político e econômico do estado.

Tirso de Salles Meirelles é natural de São Paulo, capital, mas com profundas raízes no interior, em especial nas regiões de Franca e Ribeirão Preto, berços de seus pais, Fábio de Salles Meirelles e Ivelle de Lacerda Meirelles. É pai orgulhoso de Ana Claudia Toniello Meirelles e Eduardo Toniello Meirelles. economista, administrador de empresas, jornalista, agropecuarista, especializado em Administração de Empresas e em Políticas Públicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), atualmente é presidente do Conselho
Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP) e presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de SãoPaulo (FAESP).

Exerce ainda funções como membro titular do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) e do Conselho da Micro e Pequena Indústria (COMPI) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Foi diretor do Departamento Vegetal e Mineral da FIESP; membro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretário Municipal em Sertãozinho (1997 a 2000), demonstrando como sua atuação nas diversas entidades tem sido pautada pelo desenvolvimento e implementação de estratégias que promovam a integração de todos elos
das mais diversas cadeias produtivas como forma de fortalecer e tornar mais competitivo e inovador o setor produtivo nacional, bem como a cultura empreendedora.

No Sistema FAESP/SENAR-SP sua cogestão com o Dr. Fábio de Salles Meirelles, que acompanha desde os 17 anos em sua jornada de líder empresarial e político, também é marcada pela defesa incontestável aos homens e mulheres do campo que sustentam a economia do país com trabalho diuturno de produção de alimentos, garantindo o abastecimento nacional e internacional e, desta forma, a segurança alimentar.

Entre as principais bandeiras estão o aumento da rentabilidade dos produtores rurais, por meio da
agregação de valor aos produtos, formação de pequenas agroindústrias, conquista de Indicação Geográfica (IG), do Selo Arte, e políticas públicas tributárias, legislação ambiental e creditícia diferenciadas para produtores rurais. Por isso intensificou os projetos de aprimoramento da produção, gestão, ampliação do acesso a inovações tecnológicas e abertura de novos mercados, conectando recursos e conhecimentos das mais diversas entidades.

Foi presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC), por duas gestões (2011-2015 e de 2015-2018), período em que fortaleceu a participação da entidade na rede de combate febre aftosa, que resultou na certificação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2018, do Brasil como livre de aftosa com vacinação. As ações continuam para que, em breve, o Brasil conquiste novo status na comunidade internacional: livre de febre aftosa, sem vacinação, ampliando significativamente o comércio mundial de proteína animal brasileira. Em sua gestão, o CNPC foi premiado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) como importante entidade contribuinte para a evolução da
pecuária.

Destaca-se também seu papel de liderança no desenvolvimento da cadeia do açúcar e etanol. De 1978 a 1980, foi assessor do Grupo Executivo do Programa Estadual do Álcool no Estado de São Paulo-GEDEPA, em 1987, na gestão do Coronel Guedes e foi representante da FAESP na Comissão de Desenvolvimento Agroindustrial do Interior do Estado de São Paulo e em 1999 coordenou a criação e implantação da Associação dos Municípios Sucroalcooleiros do Estado de São Paulo.

Com o foco na consolidação da cultura empreendedora e no apoio aos pequenos negócios, participa ativamente das atividades do Sebrae-SP desde 2000, atuando como conselheiro, assessor da presidência e secretário executivo do Conselho Deliberativo.

Foi através de sua forte atuação nestas duas décadas que a entidade expandiu consideravelmente sua atuação no interior do estado de São Paulo, incluindo os produtores e empreendedores rurais, em especial os de micro e pequeno porte, nos programas de orientação e capacitação em gestão empresarial para dentro de pequenas empresas e propriedades rurais, além de ações de promoção comercial, visando a abertura de novos mercados e prospecção de tendências.

Programas como Sistema Agroindustrial Integrado; Inova Agro e Aprimora Agro; Apoio às Agtechs (startups do agronegócio); Rodadas de Negócios de Alimentos; Empretec Rural e Agente Local de Inovação do Agronegócio se destacam neste sentido à frente da presidência do Conselho Deliberativo da entidade, colegiado formado por 13 entidades representativas das forças vivas da sociedade, sua gestão (2019-2022) vem sendo marcada pela intensificação do apoio aos empreendedores e futuros empresários paulistas, notoriamente na estratégia de transformação digital, acelerada pela pandemia da
Covid-19. (principais projetos).

Entre os títulos que já recebeu, destacam-se o de “Honra ao Mérito Empresarial”, pelo reconhecimento do seu trabalho para fortalecimento das relações comerciais Brasil e Argentina, recebido em 2019, durante participação no 3º Seminário Internacional de Líderes de “Latin American Sales Personality Award – LASPA 2016”, conferido pelo Global Council of Sales Marketing (GCSM), liderado pelo empresário Mário Garnero, em reconhecimento a sua brilhante trajetória em atividades em prol e benefício do agronegócio e da pecuária no Brasil e contínuo trabalho para o fortalecimento da livre iniciativa e da presença de destaque do Brasil nos mais respeitados centros do agronegócio do mundo; “Personalidade da
Agropecuária”, no 8º Prêmio Visão Agro Sudeste 2016; Prêmio Melhor Distribuidor do Brasil por quatro edições (entre 1995 e 2000), concedido pela Ford Company (matriz nos Estados Unidos) à Ortovel Veículos, empresa da qual foi diretor comercial, de 1992 a 2001, pela implementação e resultados obtidos no programa “Qualidade em 1º Lugar”.

Recebeu ainda o TÍTULO DE CIDADÃO MOGICRUZENSE, outorgado pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes em 09.04.2022; o TÍTULO DE CIDADÃO BASTENSE, outorgado pela Câmara Municipal de Bastos e o TÍTULO DE CIDADÃO MIRATENSE, outorgado pela Câmara Municipal de Mirante do Paranapanema, em 15.07.2022.

TÍTULO DE CIDADÃO

HONORÁRIO DE BARRETOS, outorgado pela Câmara Municipal de Barretos, em 30.03.23; o TÍTULO DE CIDADÃO CACONDENSE, outorgado pela Câmara Municipal de Caconde, em 14.04.2023.
Realiza dezenas de palestras anualmente, inclusive como professor convidado da Universidade Corporativa GCSM, no Fórum Paulista de Desenvolvimento (FOPA 2020), cujo tema foi Economia e Retomada do Crescimento Pós Pandemia; como painelista no debate “Agronegócio e seu papel no desenvolvimento de São Paulo”, no FOPA 2021 e como palestrante nas três edições do “Seminário Internacional de Líderes”, promovido pelas emissoras de TV Cultura, no Brasil, e Líderes TV, na Argentina. Participante e palestrante em eventos internacionais como na Missão Internacional Expo Dubai 2022, que contou com a participação de mais de 150 países, de 07 a 19/02/2022 e no I FÓRUM DA VIRADA
FEMININA INTERNACIONAL, em Dubai, realizado de 20 a 24 de março de 2022. Integrou a missão empresarial SUMMER FANCY FOOD 2015, que teve como objetivo participar da feira Summer Fancy Food e de visitas técnica as a redes de foodservice norte-americanas, na cidade de Nova York de 24 de junho a 3 de julho de 2015 e participou da missão empresarial à NRF Retail’s Big Show, que teve por objetivo visitas técnicas à redes varejistas norte-americanas nas cidades de Nova York e Seattle, de 13 a 24 de janeiro de 2016.

Em sua atuação no Sistema FAESP-SENAR-SP destacou-se como pioneiro em sua contribuição ativa com as autoridades graças à parceria firmada com a Fiocruz e a aquisição dos testes de COVID, distribuídos em todo o Estado por meio da rede de sindicatos rurais filiados, possibilitando uma apuração e afastamento de contaminados, evitando a disseminação da doença. Em 2021 foi possível contabilizar-se a distribuição de 500 mil testes, sendo contemplados 141 parceiros, entre sindicatos rurais filiados à FAESP
e outras instituições e aplicados 477.001 testes, representando 95,40%.

Outro projeto que merece menção foi o Alimentação que uniu produtores e sindicatos rurais com arrecadação e distribuição de alimentos suprindo as necessidades básicas de famílias em condição de vulnerabilidade, tendo sido contempladas 71 ações, em 76 municípios do Estado, perfazendo o total de 6.816 horas, com a distribuição de cerca de 17.014 cestas básicas, tendo sido entregues, proximadamente, 4.863 a trabalhadores rurais, 1.411 a produtores rurais e 10.740 à sociedade em geral.

Ainda nessa área, deu-se continuidade ao projeto de confecção de máscaras a fim de proteger a população do contágio do COVID-19 que em 2020 envolveu 188 sindicatos rurais, atingindo o fantástico número de 2.256.000 (dois milhões, duzentos e cinquenta e seis mil) máscaras que foram doadas para uso comunitário, principalmente à população ligada ao agronegócio, bem como para uso em hospitais, postos de saúde etc. Em 2021 o projeto contou com a participação de 18 sindicatos rurais que produziram cerca de 480 mil máscaras.

Em 2016 recebeu a honrosa incumbência de seus irmãos de relatar a história de vida do grande líder empresarial Fábio de Salles Meirelles, seu pai, considerando que começou a acompanhar sua jornada muito cedo, aos 17 anos, como empresário, político, cidadão brasileiro e homem de fé, editando o livro “FÁBIO MEIRELLES – Semeador de Novos Tempos”, pela editora PABOOKS.

Recebeu DIPLOMA do INSTITUTO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO DE RELAÇÕES EMPRESARIAIS INTERNACIONAIS pela condução ao cargo de Membro Efetivo do Conselho Empresarial do IBREI, para o ano de 2023.

Em sua atuação no Sistema FAESP-SENAR/SP e como presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e membro do Conselho Deliberativo do SENAR, em Brasília, como representante titular da CNA, destaca-se como gestor do Centro de Excelência da Cana-de-Açúcar que está sendo instalado no Centro Técnico do SENAR/SP de Ribeirão Preto.

A Sessão Solene, será um momento especial para destacar não apenas suas realizações profissionais, mas também seu compromisso com o mundo rural e todos os sindicatos rurais do estado de São Paulo.
O evento, aberto ao público, ocorrerá às 20h e terá transmissão simultânea pelo canal da Assembleia Legislativa no YouTube, prometendo ser uma ocasião memorável para celebrar a trajetória e os feitos de Tirso de Salles Meirelles, um verdadeiro exemplo de excelência e dedicação ao serviço de defesa da agricultura.

Matéria: Brasil 60 News

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *