A nova cultivar de amendoim BRS 427 OL, atende à principal demanda dos produtores de amendoim por cultivares de hábito de crescimento decumbente (conhecida pelos produtores como amendoim do tipo runner), sendo plenamente adaptada para agricultura mecanizada.
A BRS 427 OL, com ciclo de 130 dias, podendo facilmente alcançar uma produtividade média de 5.300 kg/ha de amendoim casca, expressando um potencial produtivo de 7.500 kg/ha em condições mais adequadas. Essa nova cultivar é exigente em fertilidade de solo, no manejo adequado com doenças foliares e pragas.
Os grãos são uniformes (duas sementes por vagem) e grandes (massa de 100 sementes igual a 80 a 82 gramas). A testa (película) de coloração rosada e o alto teor de ácido oleico (mais de 75% de ácido oleico na composição do óleo), que conferem competitividade no mercado de grãos para indústria nacional e exportação.
De acordo com Jair Heuert, engenheiro agrônomo que integra a equipe do Programa de Melhoramento do Amendoim da Embrapa explica que nas avaliações mercadológicas, a BRS 427 OL foi plenamente aprovada pelos parceiros do Programa de Melhoramento do Amendoim (PMA), podendo ser direcionada para os mercados de confeitaria, amendoim cru e blancheado.
“Nas avaliações pós colheita obtivemos um elevado rendimento industrial, maior relação grãos/casca, além de ter menores índices de quebra de grãos. Estes atributos geram a expectativa de demanda por esta nova cultivar a partir da indústria de alimentos, beneficiadores e exportadores”, revela Heuert.