Durante os quatro dias da 21ª edição do Japan Fest em Marília, o Fundo Social de Solidariedade alcançou uma marca histórica na arrecadação de alimentos não perecíveis. Realizado entre quinta-feira, 25 de abril, e domingo, 28 de abril de 2024, na sede campestre do Nikkey Clube, o evento, além de promover a cultura japonesa, também incentivou a solidariedade em prol das famílias menos favorecidas do município.
Com a quantidade de 5 toneladas de alimentos arrecadados, o Fundo Social superou em 150% a marca do ano anterior, que foi de 2 toneladas. Essa expressiva contribuição beneficiará diretamente diversas famílias necessitadas cadastradas no Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama, Selma Regina Mazuqueli Alonso.
O evento, que tradicionalmente atrai milhares de visitantes com sua vasta programação cultural, gastronômica e de entretenimento, contou com o apoio intensivo da Prefeitura Municipal de Marília.
Além das atrações culturais e gastronômicas, o Japan Fest ofereceu um parque de diversões, estandes comerciais, espaço rural, artesanato, oficinas culturais, exposição de ikebana e palestras de saúde e atividades agrícolas. O evento foi enriquecido pelo show da dupla Jad & Jefferson, cujo cachê foi subsidiado pela prefeitura.
O sucesso do Japan Fest não apenas promove o intercâmbio cultural e fortalece os laços entre Brasil e Japão, mas também impulsiona o turismo em Marília. Para o secretário municipal de Cultura, Paulo Lúcio dos Santos, o evento é uma oportunidade de enriquecer o turismo local e valorizar a diversidade cultural.