A cidade de Marília está mobilizando esforços para garantir a proteção contra o vírus do papiloma humano (HPV), um dos principais agentes causadores do câncer do colo do útero. Com mais de 15 mil meninos e meninas na faixa etária de 9 a 14 anos, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está aderindo à nova campanha do Ministério da Saúde.
De acordo com os dados do Censo 2022, essa população é o público-alvo prioritário para a vacinação. Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, destaca que a partir deste ano a vacina será administrada em dose única pelo Sistema Único de Saúde (SUS), simplificando o processo de imunização.
Além disso, o Ministério da Saúde está recomendando que estados e municípios realizem uma busca ativa por jovens de até 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina, uma medida que Marília está adotando para ampliar a cobertura vacinal.
Para facilitar o acesso à vacina, os adolescentes devem comparecer, acompanhados por um responsável, às unidades de saúde de referência em suas comunidades, munidos de seus documentos pessoais. Marília conta com 52 unidades de saúde, distribuídas em todas as regiões da cidade, com horários de atendimento estendidos para atender às necessidades da população.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
A vacinação contra o HPV é uma medida crucial na prevenção do câncer do colo do útero, que é uma das formas mais comuns de câncer entre as mulheres. Embora seja uma doença prevenível, ainda representa uma grande preocupação de saúde pública, sendo uma das principais causas de mortalidade por câncer entre as mulheres, especialmente aquelas pertencentes a grupos socioeconômicos desfavorecidos.