Evento traz programação repleta de atividades culturais gratuitamente ao público; Feira de Troca de Livros e Gibis é uma delas

Qual foi o impacto da música brasileira ao longo dos anos? Seja na política, sobretudo em períodos antidemocráticos, na literatura, na arte, na moda ou na arquitetura, canções sempre se conectaram com as transformações sociais e fazem parte da história do país. Com este foco, o Senac Marília promove no dia 24/4, em dois horários, às 14h e às 19h30, a palestra A música brasileira e seus desdobramentos sociais: uma análise da conjuntura musical das décadas de 70,80 e 90, com entrada gratuita. A atividade integra a programação local da 9ª Semana Senac de Leitura.

Com exibição de pequenos textos, trechos de vídeos de músicas e imagens, a palestrante Mariana Mello discorrerá sobre o tema e convidará o público ao diálogo. Mariana é doutoranda do Programa em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e especialista em Direito Público com capacitação para o Magistério Superior pela Faculdade Damásio de Jesus (Damásio Educacional). A palestrante também já ministrou aulas de História do Brasil Colônia e Império e História do Brasil Contemporâneo.

📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp

A 9ª edição da Semana Senac de Leitura será realizada de 22 a 27/4 em diversas unidades da rede e traz neste ano o tema Literatura e música: conexões da escola com o mundo. A temática de 2024 faz a ligação entre duas linguagens artísticas distintas, que muitas vezes se aproximam, na escrita, na criação de histórias, personagens, narrativas ou mesmo na inspiração para a composição de canções. Será que podemos afirmar que a literatura pode ser cantada e a música pode ser lida? Essa e outras reflexões serão feitas no evento.

Estreia

A abertura oficial ocorre de maneira presencial e remota em 22/4, das 15h às 17h, no Senac São Miguel Paulista, com transmissão ao vivo pelo canal do Senac São Paulo no YouTube. Os convidados deste ano são Esmeralda Ortiz e Rashid. Cantora, escritora, jornalista e compositora, Esmeralda lançou em 2001 a autobiografia Por que não dancei pela Editora Senac São Paulo, na qual relata que esteve nas ruas desde os oito anos convivendo com a violência, as drogas e a indiferença. O roteiro fala de seu renascimento e da construção de sua autoestima e dignidade.

Rashid é rapper, produtor, rimador, escritor e empresário. Seu álbum “Crise” foi eleito o 39º melhor disco brasileiro de 2018 pela revista Rolling Stone Brasil. Como escritor, destacou-se com a obra “Ideias que rimam mais que palavras”, cujas vendas em 2018 se esgotaram em tempo recorde.

Desde o lançamento, o rapper passou a circular também nos meios literários, tendo participado de eventos como a 25ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo (SP), a 18ª Feira Nacional do Livro, em São José do Rio Preto (SP), e no Encontre-$e, em Salvador (BA).

A programação da Semana Senac de Leitura contará, ainda, com feiras de trocas de livros e gibis, encontros com autores, rodas de conversa, palestras e workshops, entre outras. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site https://www.eventos.sp.senac.br/evento/9a-semana-senac-de-leitura/.

Confira a programa da 9ª Semana Senac de Leitura no Senac Marília:

  • 22/4, às 19h30

Bate-papo – Explorando os sentidos na escrita criativa

Esta atividade tem como objetivo explorar a relação entre música, escrita e criatividade, destacando a diversidade de experiências e expressões individuais, especialmente na neurodivergência, através de um bate-papo sobre o processo criativo na escrita e na música, realizando a prática sensorial e a escrita criativa.

  • 23/4, às 14h30

Workshop de trilhas sonoras para games

Neste workshop, através da integração com novas tecnologias e recursos, será apresentado aos participantes um panorama do desenvolvimento das trilhas sonoras para games, suas funções e estilos e, como parte final, os participantes produzirão suas próprias trilhas usando ferramentas de composição disponíveis na internet.

  • 24/4, às 14h e às 19h30 

Palestra – A música brasileira e seus desdobramentos sociais: uma análise da conjuntura musical das décadas de 70, 80 e 90

A palestra vai relacionar o movimento musical das décadas de 70, 80 e 90 com a influência que ele exerceu na literatura, na moda, na arquitetura e nos movimentos sociais dessas três décadas.

  • 25/4, às 14h e às 19h30

Oficina – Apreciação, Prática e História da Música Brasileira

A oficina enfatiza o desenvolvimento e a difusão cultural a partir da prática, da teoria e do conhecimento histórico da música brasileira. Visa desenvolver e contribuir com a pluralidade de seus gêneros e ritmos, buscando o aperfeiçoamento musical e de cultura geral de todos os participantes.

  • 26/4, às 9h

Palestra – Músicas como forma de resistência

A atividade tem como objetivo estabelecer diálogos decoloniais, instigar a criatividade para a elaboração e expressão de sentimentos, incentivar o hábito da leitura e da escrita e analisar técnicas da produção literária.

Serviço:

9ª Semana Senac de Leitura

Data: de 22 a 27/4

Formato: presencial e on-line em todo o estado

Inscrições: https://www.eventos.sp.senac.br/evento/9a-semana-senac-de-leitura/         

Evento gratuito

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *