Maior exposição do agro no país será aberta ao público no dia 29, em Ribeirão Preto
Pela primeira vez desde que foi formalizado, em abril de 2023, o Fórum de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas do Estado de São Paulo vai participar com um estande na Agrishow 2024, maior feira de agronegócios do país. O espaço foi cedido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA-SP), que também é membro do fórum.
O evento começa dia 29 de abril e termina em 3 de maio, em Ribeirão Preto. O Fórum é um colegiado que tem a missão de promover a Indicação Geográfica (IG) e as Marcas Coletivas (MC), visando estimular a diferenciação e valorização destes produtos com origem.
As IGs são ativos de propriedade intelectual que vinculam determinado produto com característica própria reconhecida a um território e às pessoas que o produzem. O reconhecimento oficial é feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
O coordenador do Fórum, Francisco José Mitidieri, disse que a participação em feiras para divulgação das IGs e MCs faz parte do planejamento estratégico. Mitidieri é auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e atua no Estado de São Paulo.
Segundo ele, associações de produtores e fabricantes vão apresentar um exemplo de seus produtos no estande, que ficará no Pavilhão de Produtos Artesanais da SAA-SP. Além de amostras dos produtos com IG, os integrantes do fórum vão expor materiais institucionais e informativos e incentivar o público a procurar por esse selo de origem nas embalagens. Não haverá comercialização dos produtos.
“Essa é a primeira ação em conjunto feita pelas sete IGs de São Paulo e uma potencial MC em fase de pedido de registro. Resultado do ambiente de articulação e cooperação entre as instituições e produtores de IG propiciado pelo Fórum, a experiência servirá como piloto para futuras participações em eventos de divulgação”, afirmou Mitidieri.
As IGs já reconhecidas no Estado são os cafés da Alta Mogiana, da Região de Pinhal e da Região de Garça, a uva niagara rosada de Jundiahy, o calçado infantil de Birigui, o calçado de Franca e a cerâmica artística de Porto Ferreira.