Telefone, Celular, Internet, E-Commerce, Delivery, Aplicativos, Google – WhatsApp, Instagram, Facebook, Cartão de Credito, PIX, Inteligência Artificial…
Por José Luis Leite
A cada dia vemos este assunto, mudança de hábitos, das pessoas, em todos os seguimentos da sociedade, desde uma criancinha até um idoso, no âmbito da família, nas escolas, no trabalho, no lazer e também na busca de novos sonhos de realização e felicidade.
A tecnologia, a informática, a internet, a comunicação online, o celular já ocupou um grande espaço na vida das pessoas, chegando ao cumulo de falarem que não se vive sem ela.
As mídias tradicionais, televisão, rádios e jornais impressos, panfletos, a cada dia vem perdendo seu público, deixando de ser alvo dos investimentos em publicidade.
A globalização da indústria e comércio também afeta diretamente os hábitos dos consumidores e das industrias locais, como exemplo, as importações dos produtos oriundos da China.
Isto afeta diretamente a vida das empresas, que são obrigadas a se modernizarem, pois o seu consumidor a cada dia mais exigente, tem acesso a produtos e serviços através das redes sociais a qualquer hora do dia ou da noite.
O consumidor atual, não quer mais andar pelas ruas da cidade, em busca de produtos e ofertas, ele a cada dia mais, efetua suas compras pela internet através do e-commerce e lojas online.
A criança, o jovem, não sonham mais com trabalhos, sonham com sucesso imediato, ficarem milionários da noite pro dia, sonham ser “blogueiros”, “influencer”, querem ficar famosos com um simples vídeo porque teve milhões de visualizações, que nem sabemos se são reais ou não!
A concorrência empresarial, de quem achava especializado, deixou de ser com aquela loja tradicional, da mesma rua ou da mesma cidade, o empresário concorre durante 24 horas com um mundo virtual, de todo o Brasil ou do mundo.
Investidores constituem empresas de e-commerce, importam produtos e começam a vender imediatamente para todo o Brasil, utilizando da divulgação de visualização de seus produtos e marcas, através de agências de marketing especializados e ainda utilizando de influencers e blogueiros que anunciam os produtos e vantagens com fotos e vídeos em tempo real,
Vídeos em tempo real prometendo verdadeiros milagres, estimula o consumidor a comprar produtos e serviços, no conforto da sua casa, no sofá assistindo Netflix.
O consumidor acessa um site, nem se interessa em saber se é confiável ou não e efetua suas compras de maneira tranquila, e recebe dentro de pouco tempo suas compras, claro que também tem os golpes.
Ainda existem empresários ainda são resistentes a estas mudanças e com certeza serão surpreendidos com grande queda em suas vendas, seus concorrentes da internet e do mundo online do e-commerce que não tem as mesmas despesas fixas como alto aluguel, lojas com conforto ambiental entre outras infraestruturas.
Com certeza a experiência da loja física o empresário leva pro mundo virtual, mas ele precisa obrigatoriamente contratar profissionais, sistemas, e uma assessoria já treinada, para minimizar os erros e prejuízos com aventureiros.
Mas, concluindo, ainda tem pessoas, empresários e consumidores que se negam a utilizar o telefone celular e outras tecnologias, devemos respeitar o direito de cada um.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Talvez uma nova versão dos EREMITAS da tecnologia na idade moderna.
José Luis Leite – Administrador de empresas, diretor fundador desde 2001 da Mercosistem Sistemas ERP e Consultoria para Gestão Empresarial
Fone: (14) 3402.8484
Site: www.mercosistem.com.br