Já o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, pediu atenção das empreendedoras para as pautas políticas que permeiam o ambiente de negócios do país
Durante a abertura do 3º Women Entrepreneur Forum, a presidente do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Ana Claudia Badra Cotait, se comprometeu, como resultado do evento, a estimular a promoção de missões internacionais para o fortalecimento da presença feminina no comércio exterior.
“É importantíssimo que nós, líderes empresariais, unamos forças para estimular as empresas lideradas por mulheres a alcançarem o mercado internacional, e eu vou me comprometer com isso”, declarou.
Ana, que lidera uma rede de mais de 700 conselhos, ligados a Associações Comerciais da rede CACB, destacou a importância do We Forum para celebrar o potencial e a importância das mulheres no mundo dos negócios e para a união de forças para o desenvolvimento da mentalidade empreendedora nas mulheres. “O comércio vende o que a indústria produz. Por isso temos que andar de mãos dadas”, pontuou.
A fala da presidente do CMEC refere-se à atuação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), também organizadora do evento, por meio do Fórum Industrial da Mulher Empresária, liderado por Monica Monteiro. “Aqui, nos destacamos não só como gestoras, mas como verdadeiras pioneiras, encarnando a força da determinação, inovação e tenacidade femininas”, celebrou Monica, também presidente do BRICS WBA Brasil, conselheira do CineGroup, diretora Institucional da Band PayTV e consultora de Comunicação da CACB.
O We Forum reúne, em Brasília, mais de 600 mulheres, provenientes de 19 países, com o objetivo de aumentar oportunidades das empresárias brasileiras dentro e fora do país. A expectativa é gerar R$ 50 milhões em negócios realizados. “Este fórum possui duas vertentes: a primeira, da capacitação e do conhecimento; a segunda, da geração de negócios, tanto entre empresas brasileiras, quanto com empreendedoras internacionais. O futuro do mundo promete muito com a participação das mulheres, contem com meu apoio”, disse o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto.
Ele, no entanto, chamou atenção para a importância de que as empreendedoras também se atentem a pautas políticas, que permeiam os debates do Legislativo e impactam diretamente nos negócios brasileiros, como o trabalho aos domingos e feriados, pauta que a CACB tem defendido fortemente. “Queremos gerar emprego e renda, por isso não podemos deixar que interfiram em nossas vidas. Temos que lutar pela liberdade de empreender e fazer o desenvolvimento do nosso país”, concluiu.
Já Ricardo Alban, presidente da CNI, destacou a determinação e vontade das mulheres, uma realidade que, para ele, tem potencializado o movimento empreendedor feminino. “Não tenho dúvida de que, em 15 anos, vocês serão maioria em cargos de gestão. Precisamos caminhar juntos, homens e mulheres, na construção de um país novo”, afirmou.
Também participaram da abertura a diretora de Negócios da Apex Brasil, Ana Paula Repezza; a superintendente do Sebrae/DF, Rose Rainha; a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira; e Oby Ezekwesili, presidente da Human Capital Africa e conselheira econômica sênior da Iniciativa Política de Desenvolvimento Econômico da África (AEDPI).
Oby foi homenageada com uma escultura do artista plástico de Brasília Nehil Jr, premiado pelo Sebrae.
“Sempre que mulheres assumem posição de liderança significa que o caminho está aberto para que mais mulheres sejam elevadas. Celebro todas vocês que representam tudo o que devemos ser”, declarou.
Política Pública em Pauta
Após a mesa de abertura, foi realizado o primeiro painel do evento, com o tema Política Pública em Pauta. O encontro foi mediado pela atriz e autora Maria Paula Fidalgo e contou com a participação do representante do Grupo BID no Brasil, Morgan Doyle, da diretora-geral do NDB, Sharmilla Navmit Govind, e da chefe de unidade na Agência Executiva para o Conselho Europeu de Inovação e Pequenas e Médias Empresas, Natalia Martínez Páramo.
O Women Entrepreneur Forum (WE Forum), encontro global de mulheres empreendedoras, organizado pelo Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Câmara de Comércio e Indústria da Mulher Indiana (WICCI) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), continua nesta terça-feira, 26 de março.
No encontro estão ainda comitivas da Itália, Bélgica , Portugal, Estônia, Suécia, Finlândia, Nigéria, Costa do Marfim, Colômbia e Bolívia. As 33 Embaixadoras residentes no Brasil também foram convidadas, entre elas as representantes da Alemanha, da Eslovênia, de Espanha e de Gana.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Sobre a CACB
A CACB é um coletivo empresarial que busca unir mercados e conectar empreendedores, contribuindo para o crescimento econômico do país. Nós representamos uma rede de 2.300 associações comerciais, agregando um total de mais de 2 milhões de empresários em todo o território nacional. Com presença em 27 federações, nossa organização é um reflexo do dinamismo e diversidade do empreendedorismo brasileiro por meio de um conceito inovador de rede. #SOMOSCACB
Sobre o CMEC
Presidido por Ana Claudia Badra Cotait, o CMEC – O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui mais de 300 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e com presença em todo o Brasil. #SOMOSCACB