A Secretaria Municipal da Saúde de Marília emitiu um alerta preocupante sobre a baixa procura pela vacina contra a Covid-19, enquanto confirma mais uma morte causada pela doença. A última vítima foi um homem de 73 anos, que além de Covid-19, sofria de doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus, doença neurológica crônica, Parkinson e câncer de próstata. Ele apresentou os primeiros sintomas em 9 de março e faleceu em 20 de março.
O número de casos na região tem aumentado, refletindo uma nova onda da Covid-19 em todo o Estado de São Paulo. Marília registrou 873 novos casos neste ano, com um crescimento notável a partir de 10 de fevereiro. Antes do carnaval, foram registrados 63 casos positivos, número que dobrou na semana seguinte, chegando a 120.
Apesar desses números preocupantes, a situação é relativamente melhor do que a registrada no mesmo período de 2023, quando Marília já contava com 1.464 casos positivos e 17 óbitos. No entanto, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília ressalta que a vacinação é crucial para se proteger contra o vírus, que continua ceifando vidas, mas a adesão à campanha nacional de vacinação permanece baixa.
Apenas menos de 9% dos 44.835 moradores com 60 anos ou mais, que deveriam receber a dose de reforço com a vacina bivalente contra Covid-19, procuraram uma unidade de saúde para se imunizar.
O público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde inclui idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas, que devem receber uma dose de reforço com a vacina bivalente a cada seis meses.
Os demais grupos devem retomar a vacina anualmente, incluindo pessoas vivendo em instituições de longa permanência, trabalhadores dessas instituições, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas comorbidades, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Para atender à demanda de vacinação, todas as unidades básicas de saúde de Marília oferecem vacinas contra a Covid-19. Com 52 unidades de saúde distribuídas por toda a cidade, o atendimento é realizado das 7h às 17h, sendo que a unidade de saúde Nova Marília, na zona Sul, também atende no período noturno, das 17h às 22h. É necessário apresentar documento com foto para receber a vacina.