O ex-prefeito de Marília Theobaldo de Oliveira Lyrio faleceu hoje (20) aos 91 anos de idade. Nascido no dia 24 de outubro de 1932 em Marília, Theobaldo de Oliveira Lyrio se tornou o 1º mariliense a ser eleito prefeito de Marília.
Exerceu a função de chefe do Poder Executivo entre 1º de fevereiro de 1977 e 31 de janeiro de 1983. Antes, exerceu a função de vice-prefeito na gestão do prefeito Pedro Rojo Lozano Sola, o Pedro Sola (de 1973 a 1977).
Era filho do também ex-prefeito Capitão Adorcínio de Oliveira Lyrio (denomina o Paço Municipal de Marília) que administrou a cidade de 1952 a 1955. “A gratidão do povo de Marília à dedicação do prefeito Theobaldo sempre permaneceu e sempre permanecerá gravado na memória de nossa gente.
Theobaldo realizou muitas obras edificantes e foi o prefeito responsável pelo tratado de amizade com a cidade japonesa Higashihiroshima. Outro feito de sua vida pública foi a fundação da Codemar, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília.
Prefeitura de Marília decretará luto oficial. O velório do ex-prefeito Theobaldo está previsto para começar às 11 horas desta quarta, na sala 3 do Velório Municipal, e o sepultamento programado para logo mais, às 15h30, no Cemitério da Saudade.