Cerca de 500 animais da raça são esperados para a Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore, que acontece dentro da programação da Etapa Corte da feira, entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro
São José do Rio Preto, setembro de 2024 – Maior vitrine da pecuária no estado de São Paulo, a 61ª Expo Rio Preto SICREDI reúne as pontas da cadeia produtiva do setor na Etapa Corte, que acontece de 28 de setembro a 4 de outubro, no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”. A programação inclui a renomada Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore, o InterTech Agro, o Festival da Moda de Viola e dois leilões com gado de alta qualidade.
📲 Participe do canal Fala Marília no WhatsApp
Aguardada por diversos pecuaristas, a última Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore será realizada pela primeira vez em São José do Rio Preto. Esta será a única etapa paulista da competição – as outras três aconteceram em Uberlândia (MG), Vila Velha (ES) e Rio Verde (GO) .
Idealizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e promovido pela Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), o ranking nacional da raça conta com 11 categorias, que vão de Melhor Expositor a Melhor Matriz, e se consagrou como uma ferramenta indispensável para o mercado.
Com duração de quase um ano, o campeonato recebe os melhores exemplares de Nelore do País para participarem da exposição na feira e dos julgamentos. As provas, que são rigorosas, avaliam todo o conjunto do animal – carcaça, aprumos, caracterização racial, estrutura e beleza.
“Os julgamentos nas exposições servem como um direcionamento para selecionarmos a melhor genética, e os animais premiados em pista são os mais valorizados. Buscamos o aprimoramento genético para melhorar cada dia mais nosso plantel”, explica a agropecuarista e vice-presidente do Núcleo dos Criadores de Gado Nelore de São José do Rio Preto e Região, Kátia Vieira.
Entre os dias 25 e 28 de setembro, cerca de 900 cabeças de gado devem chegar ao Recinto para participar da Etapa Corte. Só de Nelore, que representa mais de 80% do rebanho de corte do Brasil, são cerca de 500 animais. Além dele, sua variação sem chifres, Nelore Mocho, e raças como Guzerá, Tabapuã e Sindi também ocuparão os pavilhões do parque. A partir do dia 30 de setembro, serão feitas as pesagens do gado e os julgamentos seguem de 1º a 4 de outubro.
Devido ao grande volume de bovinos previstos para a Etapa Corte, cerca de 130 animais das raças Santa Gertrudis, Simental Corte e Gir Dupla Aptidão serão julgados dentro da Etapa Leite, de 15 a 21 de setembro (as provas começam no dia 18, com as pesagens).
Produtor da região de Rio Preto, o pecuarista e empresário César Garetti competiu na Etapa Ouro de Rio Verde (GO), onde recebeu prêmios com quatro nelores fêmeas em quatro categorias. Os animais premiados também vão passar pela Expo Rio Preto SICREDI e devem seguir para a Expoinel, última parte do ranking, em Uberaba (MG).
“Participar de exposições, de ranqueamento, fazer o campeonato de um animal, é altamente satisfatório, é o que todo criador busca. É uma satisfação ver um animal que tem a sua marca, que nasce na sua casa, e há todo o acompanhamento da vida dele, em uma competição de alto nível”, afirma Garetti.
Na Etapa Corte, o leilão “Tanabi Leilões” e o “Leilão Mundial Agropecuária” serão realizados no dia 2 de outubro, às 18h e às 20h, respectivamente. Somente no Leilão Mundial Agropecuária serão ofertados 45 lotes, compostos por fêmeas e prenhezes de alto padrão genético, com expectativa de movimentação de R$ 5 milhões. O montante reforça o papel da Expo Rio Preto SICREDI como um centro de excelência para o agronegócio nacional.
Tecnologias e avanços no agro
Outro grande sucesso, que atraiu mais de 2 mil pessoas na edição de estreia, o 2º InterTech Agro promete uma programação ainda mais completa com três frentes na semana da Etapa Corte: Inovação Pecuária, Cacau e Mulheres.
O evento, realizado entre os dias 1º e 4 de outubro, traz uma série de iniciativas voltadas para ativar e fortalecer diversas cadeias produtivas, promovendo inovação, engajamento e conexão entre os elos do ecossistema agro. São previstas palestras, mesas redondas e bate-papos de temas que variam desde a concentração da safra do cacau até a importância e representação feminina no agro.
“Cada frente é dedicada a abordar avanços tecnológicos, técnicas e práticas específicas para esses segmentos, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de conhecimento para produtores, pesquisadores e profissionais do setor. É uma oportunidade única para os participantes se conectarem com especialistas”, diz André Seixas, coordenador institucional da EXPO, diretor de agronegócios e vice-presidente da Acirp.
Cultura na Etapa Corte
Os dois primeiros dias da Etapa Corte, 28 e 29 de setembro, também serão marcados pelo 3º Festival da Moda de Viola, concurso cultural que tem o objetivo de resgatar e valorizar a música caipira, promover novos talentos e fortalecer o turismo cultural na região. Durante a fase classificatória, no dia 28, 10 dos artistas participantes serão selecionados para a final. Os grandes vencedores serão conhecidos no dia 29. Os prêmios, que somam R$ 40 mil, vão ser distribuídos para o 1º, 2º e 3º colocados, melhor intérprete e melhor violeiro.
Shows ao vivo
Ao final das noites, o público também será agraciado com dois shows imperdíveis. No dia 28, logo após as apresentações do Festival, a dupla Gilberto & Gilmar canta seus principais sucessos na Expo. Já no domingo, dia 29, quem sobe ao palco é a dupla Cezar & Paulinho.
A EXPO Rio Preto SICREDI é realizada pela Prefeitura de São José do Rio Preto, com correalização da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, SEBRAE-SP e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A bebida oficial da feira é o Guaraná Poty.