Se você deseja organizar a sua vida financeira e quitar as suas dívidas, esse artigo foi desenvolvido especialmente para você. Organizar a nossa vida financeira é fundamental para desenvolvermos autonomia e também para podermos realizar os nossos sonhos. Confira a seguir 4 dicas úteis para que você quite de uma vez por todas as suas dívidas. Confira!
FAÇA UMA ANÁLISE DO SEU ORÇAMENTO ATUAL
Em primeiro lugar, é fundamental que você revise as suas finanças. Inclua no seu orçamento todos os itens das suas despesas e também as suas metas de economia. Neste momento, é fundamental que use uma planilha de orçamento familiar para te ajudar a analisar onde você gasta e onde pode economizar ao longo de um mês. Analise as suas contas recentes, além dos seus extratos bancários e do cartão de crédito. Busque entender onde você gasta mais e perde recursos.
TENHA UMA RESERVA FINANCEIRA
Pensar em ter uma reserva de emergência, enquanto você ainda está endividado, pode ser difícil. Mas não é impossível. Busque economizar nas coisas supérfluas do seu dia a dia, como fast foods e compras online. O ideal é que você tenha o mínimo de 3 salários mínimos reservados. A reserva de emergência é um dinheiro que será reservado para cobrir despesas inesperadas, como reparos de automóveis que exigem um desembolso imediato, por isso, é sempre importante manter em dia a sua reserva. Ter uma reserva financeira te previne de precisar usar o crédito especial ou fazer um empréstimo, caso tenha gastos surpresas.
TENHA PEQUENAS METAS
A maioria das pessoas tem prazos e metas financeiras conflitantes com a sua própria realidade. Em primeiro lugar, é importante que você defina com exatidão qual é a sua realidade financeira, ou seja, é importante que você saiba o quanto você ganha por mês, quais os seus custos fixos e qual o valor total das suas dívidas. Defina metas a curto, médio e longo prazo e prefira quitar as suas dividas, antes de criar novas.
AUTOCONTROLE É PRÁTICA
Desenvolver o autocontrole nos seus gastos é uma questão prática, e cortar os seus gastos é o primeiro passo para uma vida financeira mais saudável. Lembre-se que o corte de gastos supérfluos não deve ser algo temporário, mas sim, algo que vise a sua e a educação financeira. Deste modo, é importante que você aprenda a manter o autocontrole. Por fim, de nada adianta poupar de um lado e gastar de outro, o gasto excessivo é um hábito que pode ser modificado ao longo do tempo. Por isso, buscar o autoconhecimento pode te ajudar financeiramente também. Uma pessoa mais consciente de si mesma, é uma pessoa que sabe o que pode e nao pode financeiramente.
Colocar a vida financeira em ordem é o sonho de muitas pessoas, porém é um sonho que exige dedicação e compromisso. Se você deseja quitar as suas dívidas, é importante que tenha autocontrole, que anote as suas dívidas e que se programe mês a mês para quitá-las. Uma vida financeira saudável pode exigir alguns sacrifícios, ainda que sejam temporários!